10 de mar. de 2011

Proteja-se contra o golpe da lista telefônica

Fonte: Tele Listas


cadeado (segurança)
Ao longo de seus 16 anos de trabalho a TeleListas adquiriu credibilidade e reconhecimento nacional. O sucesso conquistado pela nossa marca faz com que ela seja usada em fraudes contra pessoas e empresas.
Veja a seguir os casos mais comuns de uso indevido da marca TeleListas e proteja-se contra esses golpes.

Via Telefone

Ligação falsa oferecendo renovação de contrato

O anunciante recebe um fax com a cópia de seu anúncio publicado na edição anterior da TeleListas.net impressa ou com a impressão do seu anúncio no site junto, com a ligação de uma empresa, que propõe a renovação do contrato. Em alguns casos, o anunciante é pressionado a fazer o pagamento e ameaçado de ter o nome da sua empresa no Serasa ou SPC.
Ocorrem também, casos em que os dados da empresa são solicitados para fins de anúncio gratuito e posteriormente é enviado um boleto de cobrança.
O que fazer?
Não efetue nenhum pagamento. Reúna o maior número possível de documentos enviados pela empresa golpista: fax, contratos, boletos, etc, e procure as autoridades competentes, como Ministério Público ou Defensoria Pública.

Ligação falsa de cartório propondo negociação de protestos

Importante: tenham sempre em mente que Cartórios não realizam cobrança e nem negociam parcelas de dívidas, eles protestam a dívida.
O que fazer?
Uma boa dica é buscar na lista telefônica ou no site de buscas - pode ser o próprio TeleListas.net - se o Cartório existe e se o número de telefone informado confere. Você pode fazer a busca na lista pelo título "Cartório" e o nome, ou pelo telefone; e no site, pela palavra-chave "Cartório" ou o nome.

Via Internet

E-mail solicitando atualização de dados

Um e-mail é enviado, solicitando atualização de dados, com um link que direciona o usuário a uma página falsa que simula o portal TeleListas.net.
O que fazer?
Não clique em nenhum link. Entre em contato através do Fale Conosco e verifique a procedência do e-mail. Caso já tenha clicado, não preencha e nem clique em nada na página acessada

Pessoalmente

Pessoas ou grupos, terceirizados para a distribuição, algumas vezes tentam comercializar indevidamente a lista impressa. Lembre-se, a distribuição é totalmente gratuita!
O que fazer?
Não efetue nenhum tipo de pagamento!
Caso ocorra a cobrança, denuncie o entregador pelo nosso SAC ou pelo Fale Conosco. Informe, se possível, o nome do entregador e a placa do veículo que está fazendo a distribuição.

Nenhum comentário:

BlogBlogs.Com.Br