Fonte: R7
Novos blocos serão proibidos de desfilar na zona sul em 2012
Mariana Costa, do R7O Carnaval de rua no Rio de Janeiro atraiu quase 5 milhões de foliões e bateu todos os recordes em relação aos anos anteriores, segundo balanço divulgado pela prefeitura na manhã desta segunda-feira (14).
O número de turistas também superou as expectativas da prefeitura e atingiu 1 milhão de pessoas, a maioria brasileiros (700 mil), que gastou, em média, US$ 750 milhões na cidade.
A prefeitura estimava inicialmente 3 milhões de foliões durante o desfile de 424 blocos ao longo do Carnaval.
O secretário Especial de Turismo, Antônio Pedro Figueira de Melo, comemorou o sucesso do Carnaval carioca, mas voltou a afirmar que em 2012 não serão concedidas autorizações para novos blocos.
- O Rio de Janeiro prova que tem o maior Carnaval do Brasil. Ano que vem a gente chama oGuinness Book (Livro de Recordes).
A principal redução será no número de blocos que desfilam na zona sul, que está saturada, segundo a prefeitura. O objetivo é reduzir pela metade o número de pessoas nas ruas dos bairros da região, que neste ano chegou a 1,5 milhão de foliões.
Um dos critérios para autorizar ou não o desfile dos blocos será a tradição e o tempo de existência. O Bloco da Preta, da cantora Preta Gil, foi citado como mau exemplo, por ter estimado um público muito menor do que o que compareceu ao desfile.
Segundo o secretário Antônio Pedro, eram esperadas 30 mil pessoas, público muito menor do que os 200 mil que acompanharam o bloco em Ipanema, na zona sul.
- Os blocos inscritos este ano podem se reinscrever que nós vamos aceitar. Não vamos autorizar novos blocos. Mas vamos avaliar se no local é possível. Também vamos avaliar se é possível sair duas vezes.
Segundo o secretário Municipal de Conservação, Carlos Roberto Osório, o Carnaval de rua do Rio foi “equivalente a mais de meia Olimpíada” e representou “o maior desafio logístico que a cidade vivenciou recentemente”.
- Nós tivemos 5 milhões de foliões espalhados em eventos abertos. Isso é mais de meia Olimpíada, em que esperamos nove milhões. Saímos fortalecidos em nossa capacidade operacional.
Embora a falta de banheiros químicos tenha sido uma das reclamações mais frequentes dos foliões, a prefeitura disse que não recebeu qualquer reclamação sobre a manutenção ou a disponibilidade das cabines.
A prefeitura disponibilizou 13 mil banheiros (somando os químicos e os sanitários em caminhões contêineres) para 4.877.900 pessoas que pularam o Carnaval de rua.
Em média, havia um banheiro para cada 375 pessoas. No total, 777 pessoas foram detidas por urinar na rua e foi recolhido das cabines o equivalente a três piscinas olímpicas de xixi.
Embora tenha considerado o número de banheiros suficiente, o secretário Antônio Pedro disse que a prefeitura pretende aumentar a quantidade no ano que vem. Para ele, as reclamações acontecem porque o carioca não teria paciência para esperar nas filas.
- As pessoas reclamam porque não estão acostumadas com filas, mas é preciso ter bom senso. Não dá pra ficar tomando cerveja e deixar pra última hora.
O secretário de Ordem Pública, Alex Costa, confirmou que a prefeitura estuda um projeto de lei para multar as pessoas que urinarem nas ruas, mas não deu mais detalhes sobre como seria a punição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário