21 de mar. de 2011

Obama firma seu carisma junto ao povo brasileiro

Fonte: O Dia Online


Plateia renomada e público das ruas elogiam palavras do líder

Rio - A maior potência do mundo mais próxima do Brasil. É esse o legado que se espera da visita do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ao País. Ontem, durante o seu discurso no Theatro Municipal, o líder americano afirmou que a parceria entre os dois países está nivelada, sem um minoritário. Verdade ou não, Obama conseguiu atingir um dos seus objetivos: não falar só para a elite, mas para uma plateia repleta de representantes de movimentos sociais, e consolidou uma imagem carismática junto à população brasileira.
“O fato de Obama ter vindo ao Rio revela um interesse grande em trabalhar a interação junto ao povo brasileiro, já que o antiamericanismo é muito grande. O fato de ele trazer a família é muito simbólico. É um gesto que potencializa sua visita”, afirmou o cientista político e professor da PUC-RJ, Ricardo Ismael.

Para o professor de Política Internacional da Universidade Federal Fluminense (UFF), Williams da Silva Gonçalves, a visita do presidente americano no momento em que as atenções estão voltadas para a questão nuclear no Japão e para a guerra na Líbia revela a importância do Brasil no cenário mundial. “Não vamos nos iludir e achar que Obama seja um brasilianista apaixonado. Ele é uma pessoa que irradia simpatia, mas o fato dele estar abastecido de tantas informações revela o interesse de se aproximar dos brasileiros”, disse o professor.

Sem telão e banheiro químico, cerca de 500 pessoas que estiveram na Cinelândia tiveram que se contentar em ver o discurso pela TV. “Ele realmente fala muito bem. Estou impressionado e acho que essa visita fez muito bem para a cidade”, disse o aposentadoMário Brandão, 75 anos.

Reportagem de Christina Nascimento e João Gonçalves

Nenhum comentário:

BlogBlogs.Com.Br