19 de mar. de 2011

Presidente de teatro no Rio ficou surpresa com discurso de Obama

Fonte: G1 / RJ


Equipes do local souberam na quinta (17) que receberiam presidente.
Exército desconhece motivo de cancelamento de evento na Cinelândia.

Carolina Lauriano
Do G1 RJ
Estruturas de metal são montadas ao redor do Teatro Municipal (Foto: Carolina Lauriano/G1)
Estruturas de metal são montadas ao redor do
Teatro Municipal (Foto: Carolina Lauriano/G1)
A presidente do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Carla Camurati, afirmou que foi pega de surpresa sobre a transferência dodiscurso do presidente norte-americano, Barack Obama, da Praça Cinelândia para o interior do teatro, no próximo domingo (20).
"Essa situação caiu como uma bomba na nossa cabeça na noite de ontem", disse ela, nesta sexta-feira (18).
Segundo Camurati, os funcionários do Municipal estão realizando uma série de reuniões para preparar o local. Com a visita de Obama, a temporada do espetáculo Metrópolis, programada para estrear nesta sexta, foi remarcada para segunda-feira (21).

Exército desconhece motivo de mudança de local
Nesta tarde, o Exército esteve no teatro para inspecionar o prédio. O general Sardenberg, comandante da brigada paraquedista, disse que desconhece os motivos do cancelamento do discurso de Obama em praça pública.

"Os motivos que levaram à decisão eu desconheço. Da minha parte eu não identificava nenhuma ameaça", afirmou ele, que disse ainda que esquema de segurança será mantido com dois mil homens. Haverá apenas uma mudança no posicionamento: os soldados que estavam mais afastados vão se posicionar mais perto do Municipal.
Ainda de acordo com ele, a responsabilidade do Exército é apenas no perímetro externo. A segurança dentro do Municipal a responsabilidade é da Polícia Federal. O metrô vai operar normalmente, de acordo com Sardenberg. Em toda a cidade, militares trabalham nos preparativos da visita.
Discurso para convidados
O discurso de Obama será fechado para apenas para convidados do governo do estado, da Prefeitura do Rio e do consulado e embaixada americanos. O Theatro Municipal conta com 2444 lugares e só terá acesso ao local quem estiver com o nome em uma das três listas de convidados.

Na Cinelândia será instalado telão para que a população possa assistir ao discurso de Obama.
Anteriormente Obama falaria em discurso aberto ao público em um palco montado na Cinelândia. O motivo para a troca de local não foi divulgado.
A decisão aconteceu na noite de quinta-feira (17), depois de o consulado americano já ter confirmado o discurso aberto. O palco na Cinelândia começou a ser desmontado na manhã desta sexta. Na própria quinta, foram suspensas as interdições que estavam previstas para a partir da meia-noite, a pedido do consulado dos Estados Unidos.

Nenhum comentário:

BlogBlogs.Com.Br