Fonte: G1 / RJ
Bom Jesus de Itabapoana é o município com maior taxa de incidência.De acordo com a Secretaria, 14 pessoas morreram desde 2 de janeiro.
Quatro municípios do estado do Rio de Janeiro já apresentam casos localizados de epidemia de dengue, de acordo com informações confirmadas pela Secretaria estadual de Saúde nesta quarta-feira (16).
O município com maior taxa de incidência é Bom Jesus de Itabapoana,no Noroeste Fluminense, com 2.447,4 casos por 100 mil habitantes. Outros municípios em alerta são: Cantagalo (1.321,5 casos/100 mil habitantes), no Norte Fluminense, Santo Antonio de Pádua (1.158,5 casos/100 mil habitantes), no Noroeste do estado, e Magé (599,6 casos/100 mil habitantes), na Baixada Fluminense.
A Subsecretaria de Vigilância em Saúde informou que já são 20.150 casos suspeitos de dengue em todo o estado, desde o dia 2 de janeiro até o dia 12 de março.
Ainda de acordo com a subsecretaria, a taxa de incidência estadual é de 126 casos por 100 mil habitantes, e que, por isso, não há uma epidemia da doença no estado.
O setor ressalta que, para avaliar um quadro de epidemia, é levado em consideração o número de casos notificados, a série histórica de casos notificados no município, e se a curva de incidência se sustenta ao longo do tempo.
saiba mais
Número de óbitos dobrou
Sete pessoas morreram por conta da dengue, do dia 26 de fevereiro até o dia 12 de março, no estado do Rio. O estado já contabiliza, nos três meses de 2011, 14 óbitos, conforme informações da Secretaria estadual de Saúde.
Os municípios que registraram os casos de morte foram: Nova Iguaçu (1), Magé (1), Cabo Frio (1), São Gonçalo (2), Maricá (1), Rio de Janeiro (5), São João do Meriti (2) e São José do Vale do Rio Preto (1).
Nos dois primeiros meses de 2011, a subsecretaria havia informado que sete pessoas já haviam morrido por causa da dengue. De acordo com os novos números divulgados, o número de óbitos dobrou em apenas 15 dias.
Painel de Acompanhamento da Dengue
Nesta quarta-feira (16), a Subsecretaria de Vigilância em Saúde apresentou o Painel de Acompanhamento da Dengue, nova ferramenta para agilizar a tomada de decisões para minimizar os riscos de epidemia de dengue no estado. Segundo a Secretaria estadual de Saúde e Defesa Civil (Sesdec), o painel oferece informações como o número de casos notificados, taxa de incidência da doença, óbitos confirmados, circulação vetorial e o tipo viral em cada município.
Os dados são colhidos do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e também dos registros de atendimentos realizados pelas UPAs 24h em todo estado. Segundo a Secretaria, a partir desta semana, o painel ficará exposto 24 horas por dia em um telão no Departamento Geral de Defesa Civil (DGDEC), local que reúne todos os gestores da Sesdec envolvidos em tomada de decisões relacionadas à dengue.
Nenhum comentário:
Postar um comentário