17 de mar. de 2011

Seu Bolso: Alimentos ainda em alta

Fonte: O Dia Online


Frutas, carnes bovinas, hortaliças e legumes são os que continuam pesando no bolso

Rio - Gastos com alimentação, roupas e transporte continuam pesando no orçamento das famílias e pressionando a inflação. Segunda prévia do Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S), divulgada ontem pela Fundação Getulio Vargas (FGV), mostra novo avanço do índice este mês. O levantamento de preços detectou alta de 0,64%, contra os 0,59% nos primeiros dias de março. 

Entre os alimentos, com alta de 0,54% para 0,67%, os que mais exerceram influência na composição do indicador, com destaque para os preços mais altos foram: frutas, carnes bovinas, hortaliças e legumes. Segundo a FGV, nesta classe de despesa houve aumento mais intenso e quedas mais fracas de preços em produtos importantes, como frutas (de 1,46% para 2,46%), carnes bovinas (de -3,10% para -2,80%) e hortaliças e legumes (de 5,38% para 5,51%). Os consumidores também estão pagando mais caro por gasolina e artigos de higiene e cuidado pessoal, de acordo com a FGV.

QUEDA DE PREÇO

Já os gastos com cigarros, passagens aéreas e empregados domésticos tiveram desaceleração. Outros grupos tiveram queda de preços. É o caso de Habitação (de 0,59% para 0,52%), Educação, Leitura e Recreação (de 0,26% para 0,15%) e Despesas Diversas (de 1,08% para 0,74%).

EM BAIXA - Cigarro, passagem aérea e domésticas subiram menos.
MAIS CARO - Subiram de prelos roupas, gasolina e artigos de higiene.

Nenhum comentário:

BlogBlogs.Com.Br