Fonte: O Dia Online
Implantação de sinalização de corredor exclusivo na Rua Barata Ribeiro atrasa e só vai terminar em abril
POR BEATRIZ SALOMÃO
Rio - Atrasos nas obras de sinalização adiaram a inauguração do corredor exclusivo para ônibus da Rua Barata Ribeiro, em Copacabana, que deveria ocorrer ainda este mês. Mas a via, que segue o mesmo exemplo da Av. Nossa Senhora de Copacabana, só entrará em operação em abril.
De acordo com a Secretaria Municipal de Transportes, devido ao mau tempo e às chuvas, técnicos adiaram a pintura da faixa branca (do Túnel Sá Freire à Rua Raul Pompeia) e a instalação dos ‘tachões’ na Barata Ribeiro. Para aproveitar o sol de ontem, o trabalho foi reforçado. No primeiro momento, o corredor da Barata Ribeiro não vai aplicar multa aos motoristas que invadirem as duas pistas.
Ainda segundo a secretaria, a divulgação das novas regras e as mudanças nos pontos de parada e numeração dos coletivos deve ser feita com duas semanas de antecedência para evitar dúvidas dos passageiros.
Na Nossa Senhora de Copacabana, primeira via da cidade a receber o corredor preferencial, as novas regras foram informadas menos de uma semana antes da inauguração, dia 19 de fevereiro, causando confusão.
O corredor reduziu o tempo médio de travessia da avenida pelos ônibus de 23 minutos para 12. Para outros veículos, o intervalo variou de 18 minutos para 19.
As duas pistas da direita, separadas por uma faixa azul e ‘tachões’, são destinadas a ônibus, táxis tripulados e transporte escolar. Quem descumprir a norma é multado em R$ 53,20 e ganha três pontos na carteira de motorista.
O tráfego no corredor é liberado nos dias úteis depois das 21h, ou sábados, após as 14h e o dia inteiro nos domingos e feriados.
Como ficará a Barata Ribeiro
Ao longo do corredor da Rua Barata Ribeiro, haverá 13 pontos de parada de ônibus, que serão separados em BRS 1, BRS 2 e BRS 3. Os coletivos virão com adesivo no vidro dianteiro indicando a qual grupo pertencem. Os motoristas não pararão em outros pontos. Na Nossa Senhora de Copacabana, há 15 paradas.
BRS 1 (5 PONTOS)
Altura da rua Miguel Lemos; altura da Rua Constante Ramos; altura da Rua Santa Clara; altura da Rua Paula Freitas; entre as ruas Duvivier e Rodolfo Dantas
BRS 2 (5 PONTOS)
Altura da rua Bolívar, entre as ruas Dias da Rocha e Raimundo Correia, entre as ruas Siqueira Campos e Hilário de Gouveia; altura da Rua Inhangá, altura da Rua Ronald de Carvalho.
BRS 3 (3 PONTOS)
Altura da rua Xavier da Silveira, altura da rua Siqueira Campos e altura da rua Rodolfo Dantas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário