Fonte: G1 / RJ
Encontro aconteceu na manhã desta quinta (28) no Centro. No dia 30 de abril, Delegacia da Mulher fará ação na Cidade de Deus.
A chefe da Polícia Civil do Rio, Martha Rocha, se reuniu na manhã desta quinta-feira (28) com comandantes das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) para discutir medidas de integração entre as duas instituições. O encontro aconteceu na sede da Polícia Civil, no Centro da cidade.
Segundo Martha Rocha, o primeiro passo para a integração foi dado quando a polícia percebeu um aumento de notificações de mulheres que denunciaram abuso por parte de seus companheiros. “Na época em que eu era delegada da Delegacia da Mulher já havíamos observado o aumento no número de notificações contra a violência da mulher. Isso aconteceu desde que as UPPs se instalaram nas comunidades”, disse a delegada.
De acordo com ela, o domínio de traficantes nas comunidades inibia as denúncias. “Para fazer uma denúncia, a mulher tem que trilhar um caminho. Primeiro, com ela própria. Depois, ir até uma delegacia e registrar a queixa. Muitas mulheres deixavam de registrar queixa, pois o policial teria que ir até a comunidade levar uma notificação. Com o domínio do tráfico isso se tornava difícil e elas deixavam de notificar a polícia”, explicou.
Outras medidas também foram discutidas durante o encontro. “É mais que uma troca de informação, é uma mudança de paradigma. No dia 30 de abril, é Dia Nacional da Mulher, e uma Dean móvel fará ações na Cidade de Deus,” comentou Martha, referindo-se à Delegacia de Repressão à Violência Contra a Mulher.
Nenhum comentário:
Postar um comentário