9 de mai. de 2011

Edifício Avenida Central comemora 50 anos de tradição no Rio

Fonte: G1 / RJ


Prédio foi erguido na Avenida Rio Branco em maio de 1961.
Para celebrar, Cordão da Bola Preta se apresenta às 12h no local.

Do Bom Dia Rio

Um dos prédios mais populares do Centro do Rio, o edifício Avenida Central comemora 50 anos neste mês de maio. O edifício, erguido na Avenida Rio Branco em maio de 1961, foi o primeiro com estrutura de aço, alumínio e vidro a surgir no país.
São 37 andares, mais de 200 lojas e mais de mil salas comerciais. Cerca de 160 mil pessoas circulam pelo edificio todos os dias. Para celebrar o aniversário, ao meio-dia desta segunda-feira (9), o Cordão da Bola Preta se apresenta no local.
Além disso, foi montada uma maquete do edíficio e uma exposição com 50 fotos, que contam não só a história do prédio mas de toda a região do Centro.
Para o curador da exposição, Ricardo Simões, o edifício Avenida Central é um símbolo de poder e modernidade. "Quando o governo estava crescendo, o país estava em crescimento, o Rio de Janeiro ainda era o estado da Guanabara, então surge essa necessidade deste prédio grande e imponente que é o Avenida Central", conta.
No local, onde atualmente fica o edifício, existia o Hotel Avenida e a Galeria Cruzeiro. E foi lá também que surgiu o Cordão da Bola Preta. Para o presidente do grupo, Pedro Ernesto, o bloco não poderia ficar fora da festa. "Ele era o ponto de encontro da alta boemia carioca. E esses boêmios, famosos, 18 deles fundaram o Cordão da Bola Preta", explica.

Nenhum comentário:

BlogBlogs.Com.Br