Fonte: G1 / RJ
Segundo comandante do 41º BPM, 85 pessoas foram detidas. Um suspeito foi preso com um radiotransmissor no início da ação.
A operação de combate ao crackrealizada em Madureira, no subúrbio do Rio, nesta segunda-feira (2), deve diminuir em até 90% o índice de roubos na região. A afirmação é do tenente-coronel do 41º BPM (Irajá), Alexandre Fontenelle.
“Essas operações elas não só propiciam a esses dependentes o tratamento, mas também elas trazem uma redução de roubo a transeunte em Madureira muito grande. Eles roubam para sustentar o vício. (...) No dia da ação, chega a 90% de redução”, disse ele. O coronel explica que a região contabiliza cerca de três roubos a transeunte por dia, mas quando há operação esse número cai para um ou até mesmo zero.
Já a Secretaria municipal de Assistência Social anunciou que o balanço total é de 83 detidos. Desses, 14 conseguiram voltar para suas famílias (6 adultos e 8 adolescentes), um homem foi preso e 68 usuários de crack foram encaminhados aos abrigos da prefeitura.
De acordo com a subsecretária de Assistência Social, Mônica Blum, cerca de 80% dos usuários de droga que vão para abrigos voltam às ruas, já que eles não são obrigados a receber o tratamento.
Clínica de rua
A subsecretária disse ainda que está tentando viabilizar para a região de Madureira, em parceria com a Secretaria municipal de Saúde, a chamada “clínica de rua”, que já está em funcionamento no Centro da cidade. O objetivo do novo projeto é levar o tratamento à rua. “Em vez de eles irem para os abrigos, a ‘clínica’ vai até eles”, disse ela.
Mônica Blum ressaltou ainda que entre os usuários de Madureira estavam pessoas de outros bairros e até mesmo outras cidades do estado do Rio, como Angra dos Reis, Belford Roxo e Nova Iguaçu.
Em março, 85 detidos
No dia 31 de março, o 41º BPM fez operação semelhante para acabar com a cracolândia no Morro do Cajueiro. Na ocasião, 85 usuários de droga, sendo oito menores, foram detidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário