30 de jun. de 2011

Detran-RJ libera vistoria para carro zero um ano após emplacamento

Fonte: G1 de Janeiro

Cerca de 300 mil veículos vão ficar fora da vistoria.

Decisão deve começar a vigorar a partir de 2012.


Do G1 RJ
Uma resolução publicada no Diário Oficial do Rio nesta quarta-feira (29) libera a vistoria de emissão de gases para carros de passeio zero quilômetro no estado. De acordo com a assessoria do Departamento de Trânsito do estado do Rio de Janeiro (Detran-RJ), a decisão deve começar a vigorar a partir de 2012.

Ainda de acordo com o Detran-RJ, com a resolução, um carro zero quilômetro emplacado num determinado ano não precisará se submeter à vistoria no ano seguinte. Isto significa que um automóvel de passeio comprado e registrado em 2011 - ocasião em que se dá o primeiro licenciamento - só será submetido à vistoria em 2013.
Segundo o presidente do Detran, Fernando Avelino, a mudança deixará os cerca de 300 mil automóveis novos que são comprados por ano no Rio fora da vistoria. "Os veículos liberados da vistoria, ao quitarem o GRD (Guia para Regularização de Débitos) de 2012 (popularmente conhecido como IPVA), deixarão de pagar o Licenciamento Anual, hoje fixado em R$ 90,30", disse.

Medida não contempla veículos de uso intensivo
O presidente do departamento esclarece ainda, que a medida não contempla os chamados veículos de uso intensivo: ônibus; microônibus; caminhões; veículos da categoria aluguel, sejam automóveis, caminhonetes; camionetas, motos ou utilitários; e veículos particulares com capacidade superior a cinco passageiros, entre os quais automóveis, caminhonetes, camionetas e utilitários.

A iniciativa foi uma decisão conjunta entre o Detran-RJ, a Secretaria de estado do Ambiente, o Conselho estadual de Meio Ambiente (Conema) e o Instituto estadual do Ambiente (Inea). As instituções entenderam que nos dois primeiros anos de uso, o desgaste dos veículos particulares com capacidade para, no máximo, cinco passageiros não compromete as condições mínimas de segurança e o nível de emissão de gases.

Nenhum comentário:

BlogBlogs.Com.Br