Fonte: O Dia Online
União e Prefeitura do Rio pagam primeira parcela do abono natalino. Governo do estado libera benefício no fim do mês
Rio - Julho é um mês de dinheiro a mais no bolso para quase dois milhões de servidores públicos, aposentados e pensionistas das três esferas (União, estado e Prefeitura do Rio). Neste período, o funcionalismo recebe antecipado a primeira parcela do décimo terceiro salário. Os primeiros a ter o abono depositado em conta são os servidores da União e do Município do Rio. O estado paga seu funcionalismo no fim deste mês.
Já o governo do Estado do Rio de Janeiro começa a pagar o abono natalino no dia 29 de julho para cerca de 420 mil funcionários ativos, inativos e pensionistas.
CONFIRA AS DICAS
PAGAMENTO DE DÍVIDAS
Especialistas em finanças pessoais recomendam sempre que ao receber a primeira parcela do 13º o servidor liquide as dívidas do cheque especial, crédito rotativo do cartão e empréstimo pessoal.
POUPANÇA
Se sobrar algum dinheiro, após o pagamento das dívidas, o servidor pode aplicar o valor na caderneta de poupança, em um fundo DI, ou até mesmo em títulos do Tesouro Nacional.
NEGOCIAÇÃO
Caso o servidor queira comprar alguma coisa, deve aproveitar para pagar à vista, podendo negociar bom desconto por ter dinheiro na mão.
CONTA
O ideal é tentar guardar, se possível, uma parte da primeira parcela do 13º já pensando nas contas tradicionais de fim de ano e nas que vencem no início do ano seguinte, como IPVA, IPTU e matrícula das escolas.
SEM DESCONTOS
A primeira parcela entra nas contas sem quaisquer descontos, que serão compensados na segunda parcela do abono, em dezembro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário