Fonte: G1 / RJ
Primeira-dama dos EUA escolherá passeio durante sua visita ao Rio.Exército divulgou nesta quinta esquema de segurança para visita de Obama.
A primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, vai visitar a Cidade do Samba ou o Jardim Botânico durante sua passagem pelo Rio de Janeiro, segundo informou ao G1 o general Adriano Pereira, do Comando Militar do Leste.
Uma das opções de passeio de Michelle Obama durante sua passagem pelo Rio de Janeiro, a Cidade do Samba, na Zona Portuária do Rio, foi atingida por umincêndio no dia 7 de fevereiro, que destruiu 4 dos 14 barracões: União da Ilha do Governador, Grande Rio, Portela e o da própria Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa).
Forte esquema de segurança
Nesta quinta-feira (17), o Exército anunciou o esquema de segurança montado para receber o presidente dos EUA, Barack Obama, e sua família no Rio. O esquema contará com quatro blindados e 800 homens, incluindo o efetivo das três Forças Armadas - Exército, Marinha e Aeronáutica, além de agentes da polícias Federal, Civil Militar.
Seis helicópteros, sendo um do Corpo de Bombeiros utilizado em resgates, outro da Polícia Militar, um da Polícia Civil e outros três do Exército, serão utilizados no reforço da segurança de Obama durante sua passagem pelo Rio de Janeiro.
Atiradores de elite do Exército ficarão estrategicamente posicionados nos locais por onde Obama irá passar. A pedido da comitiva americana, militares do destacamento anti-terror vão atuar na prevenção de possíveis atos terroristas. De acordo com o general Adriano Pereira, os militares são da brigada especial localizada em Goiás. O grupo é treinado e especializado em defesa química, biológica e nuclear.
O general ressaltou ainda que o Exército fará a segurança física do itinerário, além de uma segurança pessoal junto ao presidente americano. Agentes da Polícia Federal também ficarão com a responsabilidade de zelar pela família Obama dentro do hotel onde se hospedar durante a estadia no Rio. Os guardas municipais vão apoiar o trânsito, enquanto os PMs vão evitar aglomerações e possíveis tumultos de pessoas.
Ensaio da segurança
Na sexta-feira (18) haverá um ensaio, com início às 8 horas, envolvendo os coordenadores de todas as forças armadas, além de policiais federais, civis e militares. A estimativa é que 100 pessoas participem deste ato. Alguns dos helicópteros que serão utilizados na segurança de Obama vão fazer voos do campo do Flamengo, na Gávea, até o hotel onde o presidente americano ficará hospedado com a família. A princípio, os blindados não participarão deste ensaio.
Outros helicópteros farão o itinerário Aeroporto de Jacarepaguá, na Zona Oeste, até a Cidade de Deus, favela localizada no mesmo bairro. Todos os coordenadores das equipes vão se encontrar às 9 horas na Cinelândia, onde Obama vai discursar ao povo brasileiro no domingo (20).
Já no sábado (19) haverá um outro ensaio, onde possivelmente serão utilizados os blindados do Exército.
O general Adriano não informou qual o local da passagem de Obama no Rio terá o esquema de segurança mais reforçado. O efetivo será distribuído no hotel onde o presidente ficará hospedado com a esposa Michelle e as filhas Malia e Sasha, nos percursos e nos locais que serão visitados pelo americano. O general informou ainda que Obama deverá se hospedar em um hotel Avenida Atlântica, em Copacabana, na Zona Sul da cidade.
“Não se pode definir qual o local mais importante para a segurança. Será o local que ele estiver, em qualquer momento a segurança montada será a suficiente para garantir a eficiência. Cada força tem um papel a desempenhar, por isso haverá essa integração. Dentro do planejamento para operação existe a previsão de em alguns locais será empregado o material blindado”, explica o general.
A visita de Obama ao Rio também vai alterar a rotina dos voos. Segundo o Comando Militar do Leste, o Aeroporto Santos Dumont terá funcionamento normal para os voos comerciais. No entanto, as aeronaves menores terão a rota desviada para o Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador.
Helicópteros dos EUA no Rio
Helicópteros dos Estados Unidos que fazem parte da segurança para o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, já sobrevoaram o Rio. A cidade começa a receber forte esquema de segurança para a visita de Obama no próximo fim de semana.
Em um batalhão da Polícia Militar, na Zona Sul do Rio, pode ser vista uma frota com dezenas de carros que vão fazer a segurança do presidente pelas ruas da cidade.
No Aeroporto de Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio, há quatro helicópteros americanos. Já no Aeroporto Tom Jobim, na Ilha do Governador, há quatro helicópteros no pátio, sendo dois de teto branco, que devem ser usados para transportar o presidente. Na Base Aérea do Galeão, três aviões estão no pátio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário