14 de dez. de 2010

Gentileza gera Gentileza

Por: Julio Flores


Bom dia leitores, fui a praia de Ipanema no último domingo e fiquei impressionado com a falta de educação de alguns cariocas, logo nós cariocas que somos conhecidos no mundo todo por ser um povo alegre, hospitaleiro, festeiro, amante de praias, futebol e carnaval. Mas infelizmente existe uma parcela e espero eu que seja pequena, que acha que ser má educada é moda, fica ouvindo celular dentro dos ônibus sem fone de ouvido, falam gritando em locais públicos e até alguns "recitam" palavrões aos quatro ventos, digo "recitam" por que acham que estão dizendo lindas poesias e palavras belas para ser ouvidas por todos, gente não sou nenhum santo, mas há lugares e ocasiões para tais poesias serem ditas, vamos segurar um pouco mais a língua e antes de "recitar" essas palavras prestemos atenção para quem está a nossa volta, idosos a que devemos no mínimo respeito, crianças a quem devemos dar o exemplo,  para que não se forme um futuro "poeta" e sim um cidadão educado e que saiba se portar em qualquer lugar ou ocasião. Presenciei esse tipo de coisa no ônibus, na areia, na água, e por falar em areia nas areias você encontra além da má educação falada também encontramos os modos de se portar em ambiente públicos, pessoas sentadas em cadeiras de praia jogando cinzas de cigarro sem se importar com a pessoa que está ao lado. Seria cômico se não fosse trágico, estava eu sentado numa cadeira de praia quando de repente  a minha "vizinha" de areia deitou o encosto da cadeira no meu colo e se deitou sem cerimônias, eu achei aquilo estranho, sabe quando você não espera uma situação e fica sem ação? Foi assim que fiquei sem ação, quando levantei e coloquei a minha cadeira de costas ela ainda ficou com raiva e botou uma criança para sentar na cadeira, e algumas pessoas usando a areia para tudo desde cinzeiro a lixeira, alguns faziam como animais comiam e enterravam os restos na areia, comiam galetos e lavavam as mãos na água;


Meu Deus do céu o que é isso? Quando cheguei vi as famílias curtindo a praia numa boa respeitando os limites dos outros, mas com o passar das horas as coisas foram mudando as famílias foram saindo e os baderneiros chegando, jogando bola em  cima das pessoas, E quando digo "baderneiros" não me refiro a classe social das pessoas, por que há pessoas sem educação em todas as classes, mas também não é por que as pessoas estão em classes  altas, medias ou baixas que precisam agir de má educação com os outros. Lembremos que hoje mais do que nunca o Rio está sendo observado pelo o mundo por causa dos eventos que aqui vão passar, e não só para fazer bonito diante aos olhos do mundo mas diante de nós mesmo cidadãos cariocas vamos ter, admirar  e a transmitir bons modos e boas maneiras a todos, principalmente a nossas crianças para que tenhamos futuros cidadãos educados e representem bem nossa cidade, estado e país.

Lembremos que...


"A frase do padre Antonio Vieira, dita em um sermão por volta de1640, é lapidar: “As palavras movem, mas os exemplos arrastam”. Com certeza, o melhor aprendizado para crianças e adultos não ocorre por meio da teoria dos discursos moralistas ou teses acadêmicas, mas com base no exemplo prático de atitudes, comportamentos e ações. A eficácia do processo de ensino e aprendizagem depende da motivação e vontade de aprender de cada pessoa, que pode ser conscientizada e incentivada pelo exercício do diálogo e do relacionamento. "


Trecho extraído do site nós da comunicação
http://www.nosdacomunicacao.com

Nenhum comentário:

BlogBlogs.Com.Br