18 de fev. de 2011

Educação: Na rede municipal de ensino, 285 mil alunos estão sem RioCard

Fonte: O Dia Online


Só 15 mil alunos do município renovaram cartão, que vale para transporte e frequência

POR MARIA LUISA BARROS
Rio - Há duas semanas do encerramento do prazo, apenas 15 mil alunos de escolasmunicipais ativaram o RioCard. O cartão valerá para gratuidade nos transportes coletivos e também para o controle de presença nas escolas.
Foto: Paulo Araújo / Agência O Dia
Alunos da Escola Mário Paulo de Brito, em Vista Alegre, ficaram empolgados
 com novidades do Ginásio Carioca | Foto: Paulo Araújo / Agência O Dia
Desde o início do mês, a necessidade de ativação está sendo divulgada por emissoras de rádio, nos ônibus da cidade e nas escolas. No entanto, 285 mil estudantes que possuem o cartão estão deixando para os últimos dias. 
A lista de postos está disponível em cartazes nos 8.600 ônibus, nas 1.063 escolas, nos postos RioCard e no site. Quem não utiliza ônibus não precisará ativar o cartão, pois o controle da frequência continuará sendo feito no diário escolar.

NOVIDADES

O ano letivo começou ontem para 650 mil alunos de escolas municipais do Rio. O prefeito Eduardo Paes e a secretária municipal de Educação, Cláudia Costin, participaram do primeiro dia de aulas na Escola Itália, em Rocha Miranda, e reinauguraram três unidades educacionais na Zona Norte. 

A primeira delas, a Escola Rostham Pedro de Farias, em Cavalcante, foi reformada. Ela ganhou quatro salas de educação infantil, além de laboratório de ciências, sala de informática e quadra poliesportiva. 

O Ciep Metalúrgico Benedito Cerqueira, em Cascadura, vai funcionar como Espaço do Desenvolvimento Infantil, para 100 crianças. Em Guadalupe, Paes reinaugurou a Escola Municipal Ernani Cardoso, que recebeu duas quadras, refeitório, salas de leitura, artes e informática. 

Em Campo Grande, na Zona Oeste, alunos da Escola Municipal Alzira Araújo ganharam nova quadra poliesportiva. Na E.M. Mário Paulo de Brito, em Vista Alegre, estudantes ficaram animados com projetos deste ano, como o Ginásio Carioca, para turmas do 6º ao 9º ano doEnsino Fundamental, e a Educopédia, um portal de aulas digitais para cada uma das disciplinas, com planos de aula, jogos pedagógicos e vídeos.

Muitas escolas ainda precisam de estagiários para ajudar os professores nos programas de reforço escolar. A secretaria municipal de Educação abriu 2.300 vagas para todas as coordenadorias regionais de educação. Voluntários também podem atuar nas unidades. Mas apenas os universitários receberão bolsa-auxílio, de R$ 400 a R$ 600 (área de risco).

COMO ATIVAR
O aluno deve comparecer a um dos 20 postos instalados nos ônibus, encostar o cartão no validador e esperar por alguns segundos. Após dia 2, a operação só será feita nos postos fixos RioCard.

PRIMEIRO CARTÃO
Quem não tiver o RioCard deve ir a uma das 20 escolas listadas no site, para tirar foto. 

LOCAIS DE ATIVAÇÃO
Bangu (Pr. 1º de Maio); Barra da Tijuca (em frente ao Hospital Lourenço Jorge); Caju (Rua General Sampaio 71); Campo Grande (Praça do Samba); Centro (Av. Presidente Vargas, do lado direito do Terreirão); Copacabana (esquina de Siqueira Campos e Josef Bloch); Ilha (próximo ao Ilha Plaza); Inhaúma (Praça de Inhaúma); Irajá (Av. Monsenhor Félix 512); Jacarepaguá (Rua Mandina); Madureira (terminal rodoviário); Méier (terminal rodoviário); Pavuna (Pr. N. S. das Dores); Guaratiba (Pr. Raul Capello Barroso); Penha (Largo da Penha); Realengo (Pr. Padre Miguel); Ricardo de Albuquerque (Rua Gramani); Santa Cruz (Pr. Benedicto de Freitas); Tijuca (Saens Peña).

Nenhum comentário:

BlogBlogs.Com.Br