16 de fev. de 2011

Ônibus de Copa terão numeração mudada sábado

Fonte: O Dia Online


Selo no vidro dianteiro indicará pontos de parada de cada linha

POR CHRISTINA NASCIMENTO
Rio - A partir de sábado, quando começa a funcionar o corredor exclusivo para ônibus em Copacabana, os passageiros devem prestar atenção ao vidro dianteiro da frota. É na parte da frente, perto do limpador de parabrisa, que estará adesivo com a sigla BRS (ônibus de transporte rápido, na tradução para o português) e um número — 1, 2 ou 3 — correspondente aos pontos da Avenida Nossa Senhora de Copacabana em que o veículo vai parar. Em março, o sistema chegará à Rua Barata Ribeiro nos mesmos moldes.
Foto: Carlo Wrede / Agência O Dia
O corredor de Copacabana terá duas faixas exclusivas para os coletivos 
| Foto: Carlo Wrede / Agência O Dia
Atenção redobrada também para outro detalhe: das 65 linhas que vão passar pela via, 22 tiveram o número referente ao itinerário alterado. É o caso, por exemplo, da linha 154 (Central-Ipanema, via Santa Bárbara), que agora será 155. E da 473 (Caju-Lido, via São Cristóvão), que passará a ser 441.
Foto: Arte
 

O corredor de Copacabana terá duas faixas exclusivas para os coletivos. As linhas foram divididas em três grupos, que terão 15 pontos.

O adesivo com a sigla BRS 1 refere-se às linhas do consórcio Intersul (cor amarela), que ligam a Zona Sul ao Centro. Quando a inscrição for BRS2, refere-se à frota que faz itinerários que ligam os bairros dentro da área do consórcio Intersul. Nos dois casos, os passageiros terão à disposição seis pontos de paradas diferentes.

Já a sigla BRS 3 sinaliza linhas que chegam a Copacabana operadas por outros consórcios: Internorte (cor verde), Santa Cruz (cor vermelha) e Transcarioca (cor azul). Estas linhas terão três pontos no bairro. Eles vão ficar próximos às estações do metrô Cantagalo, Siqueira Campos e Cardeal Arcoverde.

Com a redução da rota feita pelos ônibus no bairro, haverá o aumento da velocidade do fluxo. Na prática, isso significa que um veículo passará de 13km/h nos horários de pico para 24km/h. A expectativa é que o passageiro possa cruzar Copacabana em um tempo até 40% menor.

“Com a implantação do BRS em Copacabana, o número de viagens será reduzido em 24%, mas isso não trará prejuízos aos passageiros. Contagens realizadas pela prefeitura constataram que a circulação de ônibus nos horários de pico na Avenida Nossa Senhora de Copacabana é da ordem de 419 veículos a cada hora. Vamos reduzir a circulação dessa frota a 320 veículos por hora sem afetar a quantidade de passageiros transportados”, explica o secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão.

Alterações para táxis, caminhões e carros

O corredor em Copacabana vai provocar mudanças no tráfego de táxis, caminhões e carros de passeio. Motoristas terão que circular nas duas pistas à esquerda, mas a direita será permitida na hora de dobrar em ruas ou acessar garagens. Embarque e desembarque dos passageiros de táxi também deverão ser feitos pelo lado esquerdo ou nas ruas transversais. A carga ou descarga ocorrerá em locais destinados a este fim nas ruas transversais.

Não haverá barreira física para bloquear a direita, mas o motorista que burlar a regra por mais de uma quadra será multado pela fiscalização eletrônica. Um efetivo de guardas municipais e agentes da CET-Rio estará espalhado pela via para coibir irregularidades e orientar cidadãos.

Nenhum comentário:

BlogBlogs.Com.Br