4 de mar. de 2011

Segurança: Operação de carnaval no RJ contará com 50 mil policiais militares

Fonte G1 / RJ


Em 2011, mais mil viaturas foram disponibilizadas para fazer patrulhamento.
Centro de Comando Virtual também vai auxiliar operação.


Thamine Leta
Do G1 RJ
policiais militares vão participar da operação de  carnaval no RJ (Foto: Thamine Leta/G1)
Coronel Lima Castro mostra a ventarola que será
distribuída no carnaval (Foto: Thamine Leta/G1)
Cerca de 50 mil policiais militares vão participar da operação de carnaval durante o feriado em todo o estado do Rio este ano. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (3) pela PM, no Quartel Geral, no Centro da cidade.
Em comparação com o ano passado, a polícia disponibilizou mais mil viaturas que vão patrulhar as ruas. "Serão 2.950 viaturas nas ruas em todo o estado. Para conseguirmos o efetivo de 50 mil policiais, suspendemos férias e reduzimos escalas", afirmou o relações públicas da PM, coronel Lima Castro.
Segundo Lima Castro, haverá menos policiais no policiamento no entorno da Sapucaí. O motivo, segundo ele, são as recentes ocupações nas comunidades do Centro do Rio. "Ano passado colocamos um efetivo enorme no entorno da Sapucaí para evitar qualquer incidente. Mas agora temos UPPs e a recente ocupação do Morro do São Carlos, o que já vai dar segurança no local", afirmou.
Durante os dias de carnaval, a PM vai distribuir 100 mil ventarolas para a população com informações e telefones úteis em português e inglês. O policiamento nas ruas será feito a pé, com o apoio de cães e cavalos, e contará com quatro aeronaves que vão sobrevoar a orla e vias especiais.


Centro de Comando Virtual
Além do patrulhamento nas ruas, um software do FBI também vai auxiliar na identificação de criminosos. O Centro de Comando Virtual é um centro móvel que armazena todas as informações passadas por policiais que estão nas ruas. "Ontem encerramos o treinamento de quem ficará responsável pelo centro virtual. Três agentes do FBI treinaram policiais civis e militares. Quando, por exemplo, uma viatura for suspeita, vamos categorizá-la com um nível de
periculosidade e essa informação será disparada para os policiais que monitoram as ruas. Assim, eles ficarão atentos com a viatura suspeita", explicou o coronel.
Uma unidade da Coordenadoria de Inteligência contará com um centro móvel, que permitirá que agentes chequem no banco de dados o histórico de um suspeito abordado durante o carnaval.
O policiamento ordinário não será alterado. Aproximadamente 500 agentes vão trabalhar no Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) e haverá reforço nas vias especiais, como Avenida Brasil, Linha Amarela, Linha Vermelha e Perimetral.
"Queremos evitar qualquer problema. A operação Lei Seca também vai continuar e o patrulhamento será intenso. Esperamos um excelente carnaval", acrescentou.

Nenhum comentário:

BlogBlogs.Com.Br