Em 2011, mais mil viaturas foram disponibilizadas para fazer patrulhamento.
Centro de Comando Virtual também vai auxiliar operação.
Cerca de 50 mil policiais militares vão participar da operação de carnaval durante o feriado em todo o estado do Rio este ano. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (3) pela PM, no Quartel Geral, no Centro da cidade.
Em comparação com o ano passado, a polícia disponibilizou mais mil viaturas que vão patrulhar as ruas. "Serão 2.950 viaturas nas ruas em todo o estado. Para conseguirmos o efetivo de 50 mil policiais, suspendemos férias e reduzimos escalas", afirmou o relações públicas da PM, coronel Lima Castro.
Segundo Lima Castro, haverá menos policiais no policiamento no entorno da Sapucaí. O motivo, segundo ele, são as recentes ocupações nas comunidades do Centro do Rio. "Ano passado colocamos um efetivo enorme no entorno da Sapucaí para evitar qualquer incidente. Mas agora temos UPPs e a recente ocupação do Morro do São Carlos, o que já vai dar segurança no local", afirmou.
Durante os dias de carnaval, a PM vai distribuir 100 mil ventarolas para a população com informações e telefones úteis em português e inglês. O policiamento nas ruas será feito a pé, com o apoio de cães e cavalos, e contará com quatro aeronaves que vão sobrevoar a orla e vias especiais.
Centro de Comando Virtual
Além do patrulhamento nas ruas, um software do FBI também vai auxiliar na identificação de criminosos. O Centro de Comando Virtual é um centro móvel que armazena todas as informações passadas por policiais que estão nas ruas. "Ontem encerramos o treinamento de quem ficará responsável pelo centro virtual. Três agentes do FBI treinaram policiais civis e militares. Quando, por exemplo, uma viatura for suspeita, vamos categorizá-la com um nível de
periculosidade e essa informação será disparada para os policiais que monitoram as ruas. Assim, eles ficarão atentos com a viatura suspeita", explicou o coronel.
Uma unidade da Coordenadoria de Inteligência contará com um centro móvel, que permitirá que agentes chequem no banco de dados o histórico de um suspeito abordado durante o carnaval.
O policiamento ordinário não será alterado. Aproximadamente 500 agentes vão trabalhar no Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) e haverá reforço nas vias especiais, como Avenida Brasil, Linha Amarela, Linha Vermelha e Perimetral.
"Queremos evitar qualquer problema. A operação Lei Seca também vai continuar e o patrulhamento será intenso. Esperamos um excelente carnaval", acrescentou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário