27 de abr. de 2011

Após chuva no RJ, aulas no Cefet seguem suspensas na quarta-feira

Fonte: G1 / RJ


A limpeza dos locais inundados ainda não foi concluída.
Temporal atingiu o Rio na noite de segunda-feira (25).

Do G1 RJ
Resultado da chuva na Praça da Bandeira Rua Paraíba. (Foto: Júlia Santiago/VC no G1)Temporal causou grande prejuízo em bairros da Zona Norte do Rio (Foto: Júlia Santiago/VC no G1)
O Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet), localizado ao lado do Rio Maracanã, na Zona Norte do Rio, segue com as aulas suspensas na quarta-feira (27), segundo informações no site da instituição. As salas do primeiro andar do prédio ficaram inundadas por água e lama, depois do temporal que caiu na cidade e a limpeza não foi concluída nesta terça-feira.
De acordo com o professor Luiz Eduardo Laranjeira, as salas de aula no segundo andar não foram afetadas, mas como há muito lama nos acessos há risco de acidentes para alunos, professores e funcionários.

“O Cefet sempre sofre com o transbordamento do Rio Maracanã. As salas do primeiro andar foram inundadas, como tudo aqui nas imediações. Ainda estamos fazendo um levantamento dos equipamentos, como computadores, que foram danificados”, disse o professor.
Segundo a Secretaria municipal de Educação, nove escolas e duas creches foram afetadas pela chuva, mas não há previsão de aulas suspensas na quarta-feira (27).
A Secretaria estadual de Educação informa que, devido às fortes chuvas à proximidade com o rio que corta a região da Praça da Bandeira e adjacências, houve a necessidade de interrupção das aulas no Colégio Estadual Antonio Prado Junior. A unidade atende cerca de 2.300 alunos em três turnos e passa por um processo de limpeza nesta terça-feira. Uma equipe de Gestão da Secretaria verifica as necessidades de reposição de material e infraestrutura. A previsão é de que as aulas sejam retomadas na quinta-feira (28). A direção da unidade informou que nenhum estudante será prejudicado e que um calendário já foi preparado para a reposição dos conteúdos.
Previsão é de chuva até sexta-feira
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou no início da tarde desta terça-feira (26) um alerta indicando que as condições meteorológicas são favoráveis a acumulados significativos de chuva em todo o estado do Rio até 0h de quarta-feira (27). De acordo com o Inmet, o mau tempo deve continuar até a próxima sexta-feira (29).
No entanto, a meteorologista do Inmet, Marlene Leal descartou a possibilidade de uma chuva igual a que castigou principalmente a Zona Norte do Rio na noite de segunda-feira (25). "A chuva de hoje (dia 26) será uma chuva mais contínua, prolongada, que pode acumular um valor considerável sem ser uma chuva muito torrencial", explicou.
De acordo com o Alerta Rio, a chuva forte acumulou 274 mm, em um período de nove horas, apenas na estação pluviométrica Tijuca/Muda. A mesma estação registrou, às 21h de segunda, o terceiro maior pico de chuva desde a criação do Alerta Rio, em 1997, com um acúmulo de 99,6 mm de chuva por hora.
As estações pluviométricas com maior incidência de chuva nas últimas 24h foram: Tijuca/Muda (274,2 mm), Tijuca (218,2 mm) e Grajaú (185,0 mm), na Zona Norte.
A Defesa Civil municipal recebeu 200 chamados das 19h de segunda-feira (25) às 10h30 desta terça-feira (26) por causa do temporal que caiu no Rio. A maioria dos chamados foi para alagamentos (64), seguidos de desabamento de barreiras sobre imóveis ou carros (16), rachaduras ou infiltrações em paredes (14), deslizamentos de terra (12), desabamento parcial de imóveis (9).

Nenhum comentário:

BlogBlogs.Com.Br