11 de abr. de 2011

Internet vira amiga fiel dos concurseiros solitários

Fonte: O Dia Online


Sites de compras coletivas e portais com vídeo-aulas são as novas ferramentas para estudo

POR ALINE SALGADO
Rio - Pouco dinheiro no bolso e muita vontade de mudar a vida. É assim a rotina de milhares de candidatos a concursos públicos, que mergulham na rede mundial de computadores embusca de um caminho para vencer a alta concorrência por um emprego com estabilidade. E as opções são muitas, basta saber refinar a busca.

Há um ano, a concursanda Vanessa Freitas, 25 anos, decidiu abandonar as tradicionais aulasnos cursinhos preparatórios e se lançou em uma nova experiência: o estudo a distância. Hoje, ela visita diversos sites especializados e se divide entre vídeo-aulas, tira-dúvidas online e promoções de livros em sites de compras coletivas.

Foto: Fernando Souza / Agência O Dia
Há um ano, Vanessa Freitas largou os cursinhos preparatórios e se lançou nos sites de concursos. ‘Posso até estudar de madrugada’, diz a jovem | Foto: Fernando Souza / Agência O Dia
“Antigamente, a Internet era usada apenas para baixar provas. Hoje, é possível encontrar vídeos, turmas de exercícios e simulados. Em casa, tem-se mais comodidade e flexibilidade, além de render mais. O professor não precisa parar a explicação com dúvidas básicas de candidatos iniciantes, e eu posso estudar no horário que mais gosto, a madrugada”, conta a jovem, que se prepara para os concursos dos tribunais.

Apesar das facilidades, quem estuda para concursos não pode perder de vista a concorrência. Especialistas em seleções lembram que o contato com outros candidatos é um dos termômetros para saber como anda o nível de preparo. Professor e autor do livro ‘Guia de Preparação do Concurseiro Solitário’ (Campus Elsevier), Charles Dias lembra ainda que, tradicionalmente, as salas de aula são o ambiente para se obter orientações de estudo e ficar por dentro das novidades do universo dos concursos.

“Candidatos que estão há mais tempo se dedicando a seleções sempre têm dicas de portais e fóruns interessantes, sem falar nos livros. Na Internet, há de tudo. Conteúdos bons e duvidosos. Por isso, é sempre bom que o estudante, antes de iniciar o preparo para concursos, pesquise bastante e converse com os concorrentes para saber quais informações filtrar na rede”, sugere o professor Dias (confira no box ao lado algumas dicas de portais especializados que podem ajudar no estudo ‘solitário’).

Sites especializados

EUVOUPASSAR
Com R$ 1, é possível assistir a teleaulas de professores especializados no site www.euvoupassar.com.br. O estudante acessa o portal, cadastra-se e ganha um pacote com 50 aulas.

LIVROSNOTWITTER
A Editora Ferreira sorteia livros especializados no twitter. Para concorrer, basta seguir em http:// twitter.com/editoraferreira e 'retweetar'.

FORUM
Alimentado por servidores concursados e candidatos, o portal http://forumconcurseiros.com/forum/ permite baixar conteúdos, tirar dúvidas com atuais e ex-concursandos e ainda informa sobre as novidades no mundo dos concursos públicos.

SOLITÁRIOS
No blog http://concurseirosolitario.blogspot.com/, Charles Dias compartilha os desafios de se dedicar ao sonho de passar em concurso e disponibiliza conteúdo gratuito.

COMPRAS COLETIVAS
Ofertas de livros, palestras e vídeo-aulas podem ser conferidas nos sites Concurseiro virtual, Concurseiro Urbano, Liquida Concurso, Que Concurseiros e Dig Now.

Nenhum comentário:

BlogBlogs.Com.Br