11 de abr de 2011

Seu Bolso: Luz sobre controle em mil casas do Rio

Fonte: O Dia Online


Light começa a testar este ano tecnologia que vai oferecer mais informações ao cliente sobre o consumo de energia em seu lar

Rio - O carioca, em breve, vai se acostumar com um programa que contribuirá para reduzir o consumo de energia elétrica em casa. Chamado pelo nome em inglês ‘Smart Grid’, o sistema vai tornar a distribuição digital mais interativa, como já acontece em outros países. 

novidade chega ao Rio no segundo semestre. De forma piloto, 1 mil residências selecionadas nas zonas Oeste e Sul, em Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) do Rio, e também outras casas na Baixada Fluminense começarão a testar os medidores de energia Smart Grid, ou rede inteligente em português, que permitirão maior controle sobre o uso e o custo da luz.

O passo seguinte, que poderá começar a ser testado ainda este ano, será o uso de tomadas inteligentes, capazes de medir individualmente consumo de eletrodomésticos, ligar e desligar equipamentos de forma remota sem necessidade de pré-programação e acessar canais de comunicação inovadores, como TV, aplicativos web, celulares. Consumidores terão informações adicionais, por exemplo evolução da conta on-line, acompanhamento das metas e dos bônus, entre outras vantagens.

O programa todo já conta com recursos da ordem de R$ 65 milhões, revelou Fábio Toledo, assessor da diretoria de operações da distribuidora Light, em entrevista ao jornal ‘Brasil Econômico’. 

De lupa

INTERATIVIDADE — Medidores deixarão de ser meros registradores de gasto de luz e passarão a ser uma central de comunicação interativa entre consumidor e distribuidor.

EM IMPLANTAÇÃO — Novidade ainda vai demorar a chegar a todos os lares. Inicialmente foram selecionadas residências de Unidades de Polícia Pacificadora do Rio e da Baixada Fluminense.

Nenhum comentário:

BlogBlogs.Com.Br