7 de abr. de 2011

Lei contra celular no banco não pega

Fonte: O Dia Online


No 1º dia em vigor, clientes e bancários ignoram proibição do uso

POR MARIA LUISA BARROS
Rio - No primeiro dia em vigor, a lei que veta o uso de telefones celulares, palmtops e rádios transmissores dentro das agências bancárias no estado do Rio ‘não pegou’. Muitas pessoas não sabiam da proibição, e não havia cartazes afixados no interior dos bancos, como determina a nova regra. “Acho que não está valendo ainda”, disse a advogada Isabele Martins, 25 anos, a favor da norma, que visa evitar a incidência do crime ‘saidinha de banco’.
Foto: Paulo Alvadia / Agência O Dia
Isabele acha que medida é boa se reduzir roubos: ‘Dá para sair e ligar’ | Foto: Paulo Alvadia / Agência O Dia
Segundo estatísticas do Instituto de Segurança Pública (ISP), essa modalidade de crime vem caindo, mas ainda preocupa. Em 2007, foram registrados no estado 2.210 assaltos na porta dos bancos. No ano passado, foram 1.721 ocorrências. “Minha mãe já foi vítima. Se for para diminuir assaltos, vale a pena. Dá para sair do banco e atender a ligação”, defende Isabele.

Pela lei, cabe aos bancários e seguranças impedir que os clientes atendam os aparelhos. A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) disse, em nota, que a proibição do uso de celulares, por restringir direitos, causará transtornos a clientes e que os bancos não têm poder de polícia para proibir o uso dos celulares. 

Autor da lei, o deputado Domingos Brazão (PMDB) lembra que não está proibida a entrada dos celulares, apenas o uso. “ O bandido não tem como assaltar todo mundo que sai. Ele precisa de informação do comparsa que se disfarça de cliente”, diz.

BANCÁRIOS QUEREM BIOMBO

O Sindicato dos Bancários defende a instalação de biombos para impedir que criminosos fiquem de olho nos saques dos clientes. A Febraban também é contra a medida. Segundo os bancos, os biombos tendem a criar pontos cegos dificultando a visão dos vigilantes e aumentando a insegurança dentro da agência.

Vai deixar de usar celular em banco como estabelece nova lei?

Sim
Não

Nenhum comentário:

BlogBlogs.Com.Br