29 de abr. de 2011

O Tempo: Termômetros sobem, mas frio torna a voltar domingo

Fonte: O Dia Online


Temperatura caiu com chegada de massa de ar polar, que trouxe ventos gelados à cidade

Rio - Uma forte massa de ar polar que chegou segunda-feira e trouxe também ventos frios à cidade derrubou as temperaturas do Rio de Janeiro. A madrugada de ontem foi a mais fria do ano. No Alto da Boa Vista, a 400 metros do nível do mar, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou 16,8 graus. A temperatura máxima foi de 25,6 graus na Saúde.

Hoje, a massa de ar polar deve se afastar do litoral do Rio, permitindo que a temperatura suba um pouco e a nebulosidade diminua durante o final de semana. A previsão é de que a mínima seja de 12° e a máxima de 29°. No sábado, o sol aparece e os termômetros deverão registrarentre 18 e 31 graus. 

CALOR POR POUCO TEMPO

Mas a subida da temperatura não deve permanecer por muito tempo. No domingo pela manhã, o sol continua a aparecer, mas à tarde a frente fria volta com nuvens. A previsão para o dia é de rajadas de vento no litoral e possibilidade de chuvas fracas durante a noite. A mínima esperada para o dia é de 18 graus e máxima de 33 graus.

Na próxima semana, uma frente fria chega com força ao País, trazendo ainda mais frio para o Rio. De acordo com o Instituto Climatempo, essa onda de ar frio será a mais forte a entrar no País esse ano, e pode derrubar as temperaturas das regiões Sul e Sudeste, e causar reflexos em outras áreas como a região Centro-Oeste e os estados de Rondônia e Acre. 

Essa queda brusca da temperatura causada pela chegada e massas de ar polar é conhecida pelos especialistas como friagem e é bastante comum. Segundo o Instituto Climatempo, ele ocorre todos os anos, quando o vento polar chega ao Sul e Sudeste do Brasil.

Nenhum comentário:

BlogBlogs.Com.Br