22 de abr. de 2011

Operação da PM apreende 15 balões e 16 pássaros silvestres no RJ

Fonte: G1 / RJ


Ação aconteceu na capital, na Baixada Fluminense e Região Metropolitana.
Segundo a Polícia Militar, cinco suspeitos foram detidos.

Rodrigo Vianna
Do G1 RJ
Policiais do Batalhão de Polícia Florestal e de Meio Ambiente (BPFMA) apreenderam, nesta quinta-feira (21), 15 balões durante uma operação no Rio de Janeiro, Baixada Fluminense e Região Metropolitana. As informações são da Polícia Militar. Segundo a PM, os policiais também detiveram cinco suspeitos e apreenderam 16 pássaros silvestres que eram mantidos em cativeiro.

A operação começou ainda pela manhã e terminou no fim desta tarde. Em Nilópolis, na Baixada Fluminense, os policiais apreenderam 13 balões numa casa, na na Rua França Leite, no bairro Cabral. Lá, os PMs detiveram um homem em flagrante.

Além dos balões, todos com tamanho entre dois e 30 metros, os PMs apreenderam um bujão de gás, um maçarico, fogos de artifício, cangalhas (armações de ferro ou madeira usadas para prender os fogos), dez bandeiras, papel para confecção de balões, buchas e uma lona de oito metros quadrados.

Os 16 pássaros silvestres também foram encontrados dentro da casa. De acordo com a Polícia Militar, as aves eram mantidas ilegalmente em cativeiro, dentro de gaiolas e viveiros. O detido, o material apreendido e os pássaros foram levados para a 56ª DP (Comendador Soares), onde o caso foi registrado. Não houve confrontos.

Quatro presos na Região Metropolitana
Já em Maricá, na Região Metropolitana, uma equipe do BPFMA deteve nesta quinta-feira (21) quatro homens que tinham acabado de recolher um balão que havia caído. Segundo a Polícia Militar, policiais patrulhavam a Rodovia Amaral Peixoto, próximo a Itaipuaçu, quando desconfiaram dos suspeitos, que passavam pela via de carro.

Durante abordagem, ainda de acordo com a polícia, os PMs encontraram dois balões – um de dois metros e outro de cinco – dentro do carro. Os quatro ocupantes do veículo foram detidos em flagrante e encaminhados para a 82ª DP (Maricá), onde o caso foi registrado. Ainda segundo a Polícia Militar, também não houve confrontos.

Operação contra baloeiros
A operação começou 5h desta quinta-feira com quarenta homens em dez carros do BPFMA, que fizeram buscas para reprimir a soltura de balões no Rio, Niterói, São Gonçalo e municípios da Baixada Fluminense.

Segundo o BPFMA, nos feriados religiosos, como o dia de São Jorge e a Semana Santa, aumenta a quantidade de balões soltos no Rio.

Flagrantes no céu

Pelo menos sete balões foram vistos nesta manhã no céu do Rio (Foto: Reprodução / TV Globo)
Pelo menos sete balões foram vistos nesta manhã
no céu do Rio (Foto: Reprodução / TV Globo)
Neste feriado de Tiradentes, a prática ilegal de soltar balões voltou a preocupar a polícia, os bombeiros e órgãos ambientais. Imagens registradas por equipes da TV Globo mostram vários balões no céu da cidade. No início da manhã, sete deles foram vistos em apenas vinte minutos, proximo à Ponte Rio-Niterói. Um balão passou perto de um avião que passava.

De acordo com a polícia, vender, transportar ou soltar balões é crime com pena prevista de até três anos de cadeia.

Nenhum comentário:

BlogBlogs.Com.Br