3 de mai. de 2011

Índice de roubos cai até 90% após combate ao crack no Rio, diz PM

Fonte: G1 / RJ


Segundo comandante do 41º BPM, 85 pessoas foram detidas. 
Um suspeito foi preso com um radiotransmissor no início da ação.

Carolina Lauriano
Do G1 RJ
operação de combate ao crackrealizada em Madureira, no subúrbio do Rio, nesta segunda-feira (2), deve diminuir em até 90% o índice de roubos na região. A afirmação é do tenente-coronel do 41º BPM (Irajá), Alexandre Fontenelle.

“Essas operações elas não só propiciam a esses dependentes o tratamento, mas também elas trazem uma redução de roubo a transeunte em Madureira muito grande. Eles roubam para sustentar o vício. (...) No dia da ação, chega a 90% de redução”, disse ele. O coronel explica que a região contabiliza cerca de três roubos a transeunte por dia, mas quando há operação esse número cai para um ou até mesmo zero.

Depois da ação deter mais de 80 usuários de crack, Fontenelle afirmou que esse tipo de operação será constante no local. "A ideia é fazer uma vez por mês", disse o comandante do batalhão, que informou que 85 pessoas foram detidas na ação. 

Já a Secretaria municipal de Assistência Social anunciou que o balanço total é de 83 detidos. Desses, 14 conseguiram voltar para suas famílias (6 adultos e 8 adolescentes), um homem foi preso e 68 usuários de crack foram encaminhados aos abrigos da prefeitura.
Operação de combate ao crack tem 85 detidos (Foto: Carolina Lauriano/G1)
Operação de combate ao crack tem mais de 80
detidos (Foto: Carolina Lauriano/G1)
De acordo com a subsecretária de Assistência Social, Mônica Blum, cerca de 80% dos usuários de droga que vão para abrigos voltam às ruas, já que eles não são obrigados a receber o tratamento.
Clínica de rua
A subsecretária disse ainda que está tentando viabilizar para a região de Madureira, em parceria com a Secretaria municipal de Saúde, a chamada “clínica de rua”, que já está em funcionamento no Centro da cidade. O objetivo do novo projeto é levar o tratamento à rua. “Em vez de eles irem para os abrigos, a ‘clínica’ vai até eles”, disse ela.

Mônica Blum ressaltou ainda que entre os usuários de Madureira estavam pessoas de outros bairros e até mesmo outras cidades do estado do Rio, como Angra dos Reis, Belford Roxo e Nova Iguaçu.

Em março, 85 detidos
No dia 31 de março, o 41º BPM fez operação semelhante para acabar com a cracolândia no Morro do Cajueiro. Na ocasião, 85 usuários de droga, sendo oito menores, foram detidos.

Nenhum comentário:

BlogBlogs.Com.Br