Fonte: O Dia Online
Prefeitura do Rio paga bônus por desempenho em 15 de junho
POR ALESSANDRA HORTO
Fazenda e Procuradoria atingiram nota 10 no plano de metas do município em 2010. Para 2011, a Prefeitura do Rio assinou ontem acordo de resultados com mais 20 órgãos, como Guarda Municipal, Previ-Rio, Rio Luz, Riozoo, Geo-Rio e Multirio.
NOVAS METAS
Serão 150 novas metas contra 71 do ano passado. Segundo estimativas da prefeitura, em 2011, 82,2% dos servidores serão contemplados com bonificação de R$ 132,5 milhões.
Para a agente de Fazenda Denise Kappaun, na prefeitura há 15 anos, o sistema de metas é interessante porque fixa objetivos que podem ser alcançados pela pasta. “Esses objetivos são divididos em escalas. A Fazenda tem meta e os funcionários também têm. Além disso, há a cota individual, o que é importante. Nós sabemos que os colegas e a chefia vão avaliar”, afirmou.
Segundo ela, os colegas ficaram felizes com o resultado: “É o reconhecimento do trabalho feito pela secretaria e pelos funcionários”. Para o prefeito Eduardo Paes, foi motivador ver que servidores abraçaram a causa. “Eles são instrumentos importantes nesse resultado. No início do governo, tínhamos um cenário com funcionários qualificados, mas desmotivados”, disse.
Complexos do Alemão e da Penha no alvo
As secretarias de Obras e Conservação e também Habitação e de Urbanismo terão metas específicas para revitalizar os complexos do Alemão e da Penha, pacificados em novembro de 2010 pelo estado. A Secretaria Municipal da Casa Civil, responsável pelo desenvolvimento e pela análise dos acordos, criou objetivos atreladas à Central de Atendimento 1746.
Também terão acompanhamento especial os novos programas da Prefeitura do Rio, como Morar Carioca e Cartão Família Carioca. E ainda iniciativas estratégicas de alguns órgãos, por exemplo, Escolas do Amanhã, da Educação.
A Controladoria Geral do Município (CGM), que ingressou ontem no plano de metas, será responsável por auditar o cumprimento dos objetivos por cada órgão municipal. São 39, ao todo.
PARA ENTENDER
A tabela acima, obtida com exclusividade por O DIA, aponta os salários médios de cada pasta, que deverão ser usados como base para os servidores calcularem a bonificação pelo cumprimento de metas.
Todos os servidores dos órgãos que tiraram nota igual ou superior a 8 vão receber metade do salário, que é a parte fixa do bônus. Para o valor variável, será considerado patamar máximo de 1,5 salário adicional. Essa parte depende da avaliação individual e será determinada pelo secretário da pasta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário