30 de jun de 2011

Festas Juninas prometem muita animação na Baixada Fluminense

Fonte: G1 Rio de Janeiro


São João de Meriti comemora o aniversário do padroeiro da cidade.
Além das quadrilhas, haverá shows de Elba Ramalho e Alexandre Pires. 

Aluizio Freire

Do G1 RJ
Quadrilha Buraco Quente é uma das atrações do arraial da Baixada Fluminense (Foto: Aluizio Freire)Quadrilha Buraco Quente é uma das atrações do arraial da Baixada Fluminense (Foto: Aluizio Freire/G1)
Se depender dos casais caipiras da quadrilha Buraco Quente as festas na Baixada Fluminense, previstas para o fim de semana, serão animadas. Eles fizeram um ensaio para oG1 (veja vídeo) antecipando o que pretendem aprontar nos arraiais. Entre as atrações em São João de Meriti, que comemora o aniversário do padroeiro da cidade, estão Elba Ramalho, Calcinha Preta, Alexandre Pires e Barra da Saia.
O Buraco Quente, do bairro Coelho da Rocha, foi fundado há 30 anos, mas sempre procura inovar no visual e nas coreografias. “O propósito é levar alegria para o público, divertir, mantendo o estilo caipira, com as características tradicionais da festa”, afirma o fundador e coordenador do grupo, o comerciante Luiz Augusto Correia, 59 anos, que acompanha o ensaio dos 22 pares, de maio até junho, para garantir as belas apresentações até agosto.
Cem quadrilhas
Segundo Luiz Augusto, a estimativa é que na Baixada Fluminense desfilem mais de 100 quadrilhas nesse período. Organizadas em associações, algumas escolhem enredo, como a Chega Mais, do Parque Juriti, em São João de Meriti, tetracampeã do “Arraiá do Rio”, que este ano vai contar a historia do folclore.

Alegres e muito desinibidas, as integrantes do Buraco Quente são conhecidas pelos remelexos e coreografias insinuantes, cheias de sensualidade. “O jeito é caipira, mas tem que ter uma pitada maliciosa para animar o arraiá”, ensina, rindo, a “Sinhazinha” Viviane Lopes, 26, ao lado de seu par, Hudson Rogério, 23.

Os 44 integrantes possuem idades entre 14 e 38 anos. O passo mais aguardado pelos fãs do Buraco Quente é o “Oi”, momento em que os cavalheiros pegam as damas nos braços e levam as cabeças das moças quase até o chão. Elas jogam as pernas para o alto, completando a coreografia sensual.
Em São João de Meriti, a imagem do santo padroeiro ficará em um altar de uma réplica da Igreja da Matriz que será construída no Parque de Eventos, onde será realizado o “II Arraiá de Meriti”. A festa, promovida pela prefeitura, começa nesta quinta-feira (30) e vai até 3 de julho.
A prefeitura espera receber 250 mil pessoas nos quatro dias prometendo muita diversão com barraquinhas de comidas típicas, parque de diversões, fogueira de 15 metros, quadrilhas tradicionais e quatros shows.
O festejo é aberto ao público e começa às 19h com a apresentação de quadrilhas juninas, grupos de forró, baião, xaxado, fandango, xote, coco e vanerão. As atrações musicais sobem ao palco da arena às 23h.

Nesta quinta-feira (30), às 18h, uma procissão sai da Igreja da Matriz até o Parque de Eventos, onde será realizada uma missa às 19h30.
PROGRAMAÇÃO:
Quinta-feira (30/06)

Palco 1
23h - Show de Alexandre Pires
Palco 2
19h30 - Missa
20h30 - Banda T’ Drix
1h - Banda Cabeça de Égua
Arena
21h - Quadrilha Mirim Tio Noque
21h40 - Quadrilha APAE
22h20 - Quadrilha Chico Amaro
Sexta-feira (01/07)
Palco 1
23h-Show Barra da Saia
Palco 2
20h30 - Banda Cabeça de Égua
1h - Banda T’ Drix
Arena
21h - Quadrilha Mirim Tio Roça Salão
21h40 - Quadrilha Eloá
22h20 - Quadrilha Gonzagão
Sábado (02/07)
Palco 1
23h - Show Calcinha Preta
Palco 2
20h30 - Banda T’ Drix
01h - Banda Cabeça de Égua
Arena
21h - Quadrilha Roça Mirim Corações Unidos
21h40 - Quadrilha da Melhor Idade
22h20 - Quadrilha Buraco Quente
Domingo (03/07)
Palco 1
23h - Show de Elba Ramalho
Palco 2
20h30 - Banda Cabeça de Égua
Arena
21h - Quadrilha Sonho Meu
21h40 - Quadrilha Fafafá
22h20 - Quadrilha Chega Mais

Nenhum comentário:

BlogBlogs.Com.Br