24 de jun. de 2011

Pacientes não encontram médicos em UPAs da Zona Oeste do Rio

Fonte: G1 Rio de Janeiro

Flagrante foi feito com câmera escondida neste feriado.

Funcionários recomendaram buscar outra unidade.


Do RJTV
Três Unidades de Pronto Atendimento (UPA) na Zona Oeste do Rio estavam sem médicos nesta quinta-feira (23). Em uma das UPAs, funcionários orientavam pacientes a buscar atendimento em outro lugar. Os flagrantes foram feitos com uma câmera escondida.
A UPA de Santa Cruz estava praticamente vazia às 7h. Segundo uma funcionária, o motivo era a falta de médicos na unidade.
Mas, de acordo com o cronograma da Secretaria estadual de Saúde, sete clínicos gerais deveriam estar trabalhando. O mesmo problema foi encontrado na unidade em Campo Grande, na UPA da Avenida Cesário de Melo.

Muitos pacientes que precisam de atendimento das UPAs reclamam que a falta de médicos, principalmente pediatras, é comum. E a situação piora nos fins de semana e feriados. Também segundo funcionários, o problema é comum. E no último plantão, só foi ter médico depois das 20h.
Os nomes dos médicos escalados para o plantão são publicados diariamente no site da Secretaria estadual de Saúde. A medida é para que qualquer pessoa possa cobrar e denunciar.
Na UPA que fica na Estrada do Mendanha, também em Campo Grande, a recepcionista nem permitiu a entrada de todos os pacientes. Pouco depois, uma funcionária explicou que era melhor procurar atendimento em outro lugar, já que só os casos mais graves estavam sendo atendidos. O motivo era que apenas um clínico estava trabalhando. No entanto, seis clínicos deveriam estar trabalhando ali.
Para quem precisa de atendimento, a incerteza é sempre muito grande: “A gente traz as crianças mas é difícil o atendimento”, disse uma mulher, reclamando da falta de pediatras.

A Secretaria estadual de Saúde informou que os médicos da UPA de Santa Cruz e da Estrada do Mendanha foram trabalhar, mas chegaram atrasados. A secretaria está apurando a situação dos médicos da outra unidade de Campo Grande.

Nenhum comentário:

BlogBlogs.Com.Br