29 de jun. de 2011

Veja como criar e decorar senhas fortes

Fonte: O Dia Online


POR MARLOS MENDES
Rio - Os ataques aos sites do governo chamaram mais uma vez a atenção para boas práticas de segurança na Internet. Ontem o do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia foi invadido com pornografia infantil. Ataques de negação de serviço ( DoS) , usam redes formadas por milhares, até milhões, de computadores que se comportam como zumbis, controlados remotamente por hackers (ou crackers). Esses computadores são cooptados por estarem vulneráveis. Isso acontece por falta de programas de segurança (antivírus e firewall), de atualizações periódicas, e outros descuidos dos usuários. Entre os mais comuns estão cair em esquemas de phishing scam (em que o usuário é induzido a clicar num link que, no fim das contas, vai instalar um código malicioso), e usar senhas fracas, como palavras que estão no dicionário.
A dica para criar senhas fortes é simples: misture letras, números, símbolos, maiúsculas, minúsculas e use pelo menos 8 caracteres. Por exemplo: 1!2@aZsX. Como é cada vez maior o número de sites que pedem senha, difícil mesmo é decorá-las. Um truque é inventar combinação que você decore visualmente.Digite a senha do exemplo e note que forma desenho no teclado. A desvantagem é que os teclados que usamos podem variar de acordo com o aparelho. Para isso, outro macete é inventar uma frase que você decore facilmente e elaborar uma fórmula. Por exemplo: Meu irmão Marcello nasceu em 1967. Tomando a primeira letra de cada palavra, alternando maiúsculas e minúsculas e trocando os números 1 e 9 pelos símbolos das respectivas teclas, temos: MiMnE!(67. As possibilidades são infinitas.
Não há senha imune a comportamentos de risco, como clicar em links não solicitados ou usá-las em computadores públicos. É recomendável mudar a senha periodicamente. A cada dois meses é um bom intervalo.

Nenhum comentário:

BlogBlogs.Com.Br