16 de jun. de 2011

Zoo do Rio tem cuidados especiais com bichos por causa do frio

Fonte: G1 Rio de Janeiro

Sopas, vitaminas e cobertores são aliados no combate às baixas temperaturas.

Macacos Paraguaçu da Amazônia ganham atenção redobrada de veterinários.


Do G1 RJ
Macacos Zoo (Foto: Esther Nazareth/Divulgação)Três do quatro macacos recém-chegados ao Zoo: cuidado redobrado (Foto: Esther Nazareth/Divulgação)
Quatro novos bebês de macaco Paraguaçu estão recebendo tratamento especial desde que chegaram ao Zoológico do Rio. Por conta do frio que atinge a cidade nos últimos dias, a alimentação dos animais é um forte aliado na prevenção e combate ao resfriado, à gripe e às alergias. Os cuidados no berçário, onde estão os macacos, são redobrados. Eles são nativos da Amazônia e novidade no Zoo, na Quinta da Boa Vista, Zona Norte da cidade.

Sopa está no cardápio dos primatas para suportar o frio no Zoo do Rio (Foto: Esther Nazareth/Divulgação)
Sopa está no cardápio dos primatas para suportar
o frio (Foto: Esther Nazareth/Divulgação)
Os zootecnistas responsáveis pela dieta alimentar dos animais vão inovar no cardápio da bicharada, segundo o Zoo. Para os chimpanzés e orangotangos, sopa de ervilhas e caldo de legumes com carne branca, além das vitaminas de frutas. Melancia, uva e abacaxi são trocados por alimentos ricos em carboidratos, vitamina C e legumes cozidos, como milho, batata doce e aipim.
No período mais frio, os cobertores são acessórios indispensáveis durante o dia e a noite para aquecer grandes e pequenos primatas. Podas de árvores também são feitas neste período para que o sol entre com mais facilidade nos locais onde ficam os animais.
Ventiladores e ar-condicionados são substituídos por aquecedores. A temperatura no espaço "Cobras e Lagartos", por exemplo, é mantida por aquecedores de ambiente e de água, semelhante a dos rios e igarapés da Amazônia, em torno de 25º.
Macacos Zoo (Foto: Esther Nazareth/Divulgação)Cobertor é uma das armas para driblar o frio no Zoológico do Rio (Foto: Esther Nazareth/Divulgação)

Nenhum comentário:

BlogBlogs.Com.Br