22 de jul. de 2011

Aberto túnel na Zona Sul do Rio para obra da Linha 4 do metrô

Fonte: G1 Rio de Janeiro


Acesso em Copacabana vai auxiliar na ligação do trecho Ipanema a Gávea.
Linha 4 do metrô prevê ligar a Zona Norte a Barra da Tijuca, em 2016.


Tássia Thum
Do G1 RJ
A primeira detonação com explosivos para a construção do túnel que ligará o metrô no trecho entre Ipanema e Gávea, na Zona Sul do Rio, aconteceu na tarde desta quinta-feira (21). A obra faz parte do projeto da Linha 4 do metrô, que levará o transporte até a Barra da Tijuca, na Zona Oeste. O secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes, afirmou que todas as estações do novo trecho ficarão prontas até 15 de dezembro de 2015. Após a data, começa a fase de testes, para que durante as Olimpíadas de 2016, o transporte esteja funcionando sem problemas.
Túnel foi aberto na tarde desta quinta (21) em Copacabana, na Zona Sul do Rio, para obra de construção da Linha 4 do metrô (Foto: Tássia Thum/G1)Túnel foi aberto na tarde desta quinta (21) em Copacabana, na Zona Sul do Rio, para obra de construção da Linha 4 do metrô (Foto: Tássia Thum/G1)


O túnel aberto nesta quinta fica na Rua Professor Gastão Bahiana, esquina com a Rua Barata Ribeiro, em Copacabana, na Zona Sul. O túnel vai servir como saída de emergência para a Linha 1, que liga a Tijuca a Ipanema, além de dar acesso à expansão que será desenvolvida na estação de Ipanema.Para se abrir o túnel de serviço foram utilizados 50 quilos de explosivos. Como o local fica em uma área residencial, as detonações aconteceram de maneira controlada. Em menos de um minuto, o túnel já estava aberto.O secretário Júlio Lopes não descarta possíveis desapropriações de casas na Rocinha, em São Conrado, durante as obras da Linha 4. “São necessárias algumas intervenções na Barra da Tijuca, nas adjacências do Jardim Oceânico. Talvez pode se constatar alguma necessidade na Rocinha de se fazer retirada ou remoção de algumas residências que, por ventura, possam ficar em área de risco no avanço das obras do metrô”.Os passageiros da Linha 2, que liga a Central, no Centro do Rio, à Pavuna, no subúrbio, que desejem ir à Barra pelo metrô vão precisar fazer transferência na estação de Ipanema, na Zona Sul. Uma linha em paralelo ao traçado já existente será criada para que não sejam necessárias desapropriações de prédios no quarteirão entre as ruas Teixeira de Melo e Jangadeiros.“Os estudos em Ipanema nos levaram a compreender que a complexidade da engenharia nos levaria a um conjunto de indenizações e desapropriações muito grande, e por essa razão, nós resolvemos seguir em um outro curso, que vai proporcionar o mesmo conforto, o mesmo uso, com menor custo de desapropriações”, falou o secretário.A Linha 4 permitirá que 240 mil pessoas se desloquem diariamente da Barra da Tijuca ao Centro em apenas 35 minutos. Com 14 quilômetros de extensão, a nova linha terá seis estações, passando pelos bairros da Barra, São Conrado, Gávea, Leblon e Ipanema.

Nenhum comentário:

BlogBlogs.Com.Br