11 de jul. de 2011

GPS mostra que PMs foram 2 vezes a favela na noite em que Juan morreu

Fonte: G1 Rio de Janeiro


Jornal Nacional teve acesso a dados do sistema de localização de viaturas.
Quatro PMs são suspeitos de matar menino de 11 anos em operação no RJ.


Do Jornal Nacional
O Jornal Nacional teve acesso a alguns dados do GPS da viatura usada pelos PMs suspeitos de matar o menino Juan Moares, de 11 anos, na noite do crime. O sistema de localização via satélite apontou que o carro saiu da comunidade onde Juan foi morto, seguiu para uma rua atrás do 20º BPM (Mesquita), onde os PMs prestavam serviço, voltou à comunidade e depois retornou ao batalhão. Os quatro PMs suspeitos no caso participaram dareconstituição, que terminou na madrugada deste sábado (9).
O menino Juan desapareceu em 20 de junho. Somente após mais de uma semana, a perícia foi realizada. Quando encontrado, o corpo de Juan chegou a ser confundido com o de uma menina.
O caso marcado por erros levou a chefe de Polícia Civil do Rio, Martha Rocha, a assinar uma portaria para mudar a forma como as investigações têm sido feitas nos casos de auto de resistência, cobrando mais rigor na apuração de casos de morte em ações policiais.

A partir deste sábado, toda vez que um policial civil ou militar matar um suspeito durante um confronto, o delegado do caso terá que tomar medidas imediatas, como acionar uma equipe para isolar a área do crime; requisitar a perícia; e apreender as armas dos policiais envolvidos.
A Polícia Civil e a Secretaria de Segurança não quiseram comentar sobre a investigação.
“Acho que é uma portaria positiva porque reconhece que a polícia não vem fazendo o que deveria. Um auto de resistência não pode ser lavrado sem que haja elementos de convicção de que realmente foi auto de resistência”, avaliou o sociólogo Ignácio Cano.
Testemunha diz ter visto Juan ser morto por PMs
Na sexta-feira (8), uma testemunha contou ao Jornal Nacional que viu o menino Juan ser morto por PMs. "Primeiro eles mataram um bandido. Logo após o Juanzinho saiu correndo. Eles mataram o Juan e correram atrás do irmão do Juan", conta a dona de casa.
"É fundamental que a polícia consiga ouvir todas as testemunhas e garantir a proteção a essas testemunhas, garantir que elas não sejam identificadas", disse o deputado federal Marcelo Freixo, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj).

Nenhum comentário:

BlogBlogs.Com.Br