4 de mar. de 2011

Carnaval 2011: Carnaval 2011 vai ser o mais iluminado e vigiado

Fonte: O Dia Online


Com novas 30 câmeras da CET-Rio inauguradas ontem, ao todo 480 vão fiscalizar a folia no Rio. Últimos retoques no Sambódromo deixaram a região 40% mais clara

Rio - A partir de hoje, a cidade é de Momo. Às 11h, o prefeito Eduardo Paes entrega as chaves do Rio à Corte Real da folia e, à tarde, as escolas mirins inauguram os desfiles no Sambódromo, que estará 40% mais iluminado do que em anos anteriores. Este deverá ser também o Carnaval mais vigiado da história.
Foto: Alexandre Bum / Agência O Dia
Tijuquinha do Borel será a 8ª a desfilar, com Mayra (E), Pedro, Daffini, Luciano e a rainha da bateria, Bárbara | Foto: Alexandre Brum / Agência O Dia
Além de equipes reforçadas nas polícias Militar, Civil, Rodoviária Federal e Guarda Municipal distribuídas pela cidade e estradas, 30 câmeras no Centro e Zona Norte, monitoradas pelo Centro de Operações Rio, se somam a outras 200 da CET-Rio e mais 250 da PM.



Os novos equipamentos se movimentam em até 360 graus, controlados do centro de operações. Com rede sem fio e instalados a 17 m do solo — 5 a mais do que as anteriores —, são antivandalismo e têm maior alcance: até 2 km.

O objetivo é ordenar trânsito, monitorar público, limpeza das ruas e ajudar a reprimir ‘mijões’. As câmeras fazem parte de lote de 400 que serão instaladas até dezembro, ao custo de R$ 2 milhões, do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).

“Estamos antecipando a instalação dessas 30 câmeras, que vão ajudar a monitorar boa parte dos 424 blocos carnavalescos”, afirmou o presidente da Riotur, Antônio Figueira de Mello.

Além da capital, toda a Região Metropolitana e o Interior terão reforço na segurança com, ao todo, 50 mil PMs, em rondas a pé, a cavalo, com cães e 2.950 viaturas. Ônibus com agentes treinados pelo FBI, a Polícia Federal dos EUA, ficará nas imediações do Sambódromo. Outro, com câmeras e laptops, estaciona na Rua Benedito Hipólito, para checar documentos junto à Polícia Civil e Detran. O helicóptero da PM sobrevoa orla e vias expressas.


Ontem, a Sapucaí e vias de acesso receberam retoques finais, com serviços de limpeza, recapeamento e desentupimento de galerias pluviais, além da lavagem da pista. A restauração da iluminação deixou o entorno e a própria Passarela do Samba até 40% mais claros, segundo a Secretaria de Conservação. Foram recuperadas mais de mil lâmpadas em 43 vias. Só a Av. Presidente Vargas teve 660 pontos de luz reforçados, aumentando o trecho de concentração das escolas de samba.

Os preparativos ontem envolveram 1,5 mil garis, com 140 equipamentos, entre caminhões, pás carregadeiras e minivarredeiras. Até quarta, 4.220 homens da Comlurb vão recolher lixo na Sapucaí, no Terreirão do Samba e nas ruas após passagem de blocos.

Blitzes e interdições
Foto: Arte
Arte
Foliões motorizados, atenção para alterações no trânsito e blitzes de IPVA atrasado e Lei Seca! Serão 60 ações só para reprimir motoristas alcoolizados. As interdições de ruas começam hoje às 13h, na Cidade Nova, Catumbi e Centro para os desfiles das escolas de samba. A Av. Presidente Vargas fecha parcialmente até quarta.  Moradores do entorno da Sapucaí devem ter na mão comprovante de residência para transitar nos locais bloqueados. Melhor é usar transporte público (32 estações do metrô funcionam 24h, de sábado a terça).

De 18h a 20h, hoje, ruas Maria Quitéria, Farme de Amoedo e Visconde de Pirajá, em Ipanema, vão fechar para a passagem do bloco Rola Preguiçosa. Até terça, dezenas de vias serão total ou parcialmente fechadas.

Reedição de clássicos no desfile de escolas mirins hoje

Previsto para as 17h de hoje, o desfile das escolas de samba mirins terá 17 agremiações que vão reeditar sambas-enredo clássicos, como ‘Domingo’, da União da Ilha, e ‘Alô, alô, taí Carmem Miranda’, do Império Serrano. A exceção ficará por conta da Pimpolhos da Grande Rio.

Antes das escolas, porém, quem estreia na Passarela é Arion, mascote dos 5º Jogos Mundiais Militares, que serão no Rio, em julho. A festa terá a participação também do prefeito Eduardo Paes e da Corte Real do Carnaval 2011.

Pela primeira vez, os setores 4 e 11 da Sapucaí, que tradicionalmente ficavam fechados, serão abertos ao público, assim como as demais arquibancadas. A entrada será gratuita e a expectativa é de que 15 mil pessoas prestigiem os desfiles. Nas frisas, será preciso apresentar ingresso.

Quarenta mil crianças devem cruzar o Sambódromo, e cada agremiação terá 30 minutos para apresentar seu Carnaval. Por determinação da Vara da Infância e da Juventude, as apresentações deverão ser encerradas à meia-noite. O show de abertura ficará por conta do espetáculo circense Palhaço Topetão e sua trupe.

Confira abaixo a ordem das 17 apresentações:

Filhos da Águia, Miúda da Cabuçu, Pimpolhos da Grande Rio, Ainda Existem Crianças na Vila Kennedy, Corações Unidos do Ciep, Império do Futuro, Inocentes da Caprichosos, Tijuquinha do Borel, Herdeiros da Vila, Infantes do Lins, Mel do Futuro, Nova Geração da Estácio de Sá, Petizes da Penha, Aprendizes do Salgueiro, Mangueira do Amanhã, Golfinhos da Guanabara e Estrelinha da Mocidade.

Nenhum comentário:

BlogBlogs.Com.Br