7 de mar. de 2011

Carnaval 2011: Portela: garra dos componentes supera problemas gerados pelo incêndio

Fonte: O Dia Online

POR RAPHAEL AZEVEDO

Rio - Terceira escola a entrar na Avenida neste domingo de Carnaval, a Portela cantou um enredo sobre a história da navegação. A apresentação teve como ponto alto a vibração dos componentes, que superaram os problemas causados pelo incêndio no barracão, com muita garra e samba no pé. Considerando o fato de que não estava sendo julgada oficialmente pelos jurados, a Azul e Branco entrou na Avenida sem o compromentimento esperado. As alegorias, que não foram afetadas pelo incêndio pecaram pelo excesso de falhas de acabamento e comprometaram o visual da escola.
Foto: Carlos Moraes / Agência O Dia
Portela: muita gara e animação, mas excesso de falhas de acabamento e comprometaram o visual da escola | Foto: Carlos Moraes / Agência O Dia
Mais uma vez, a falta de organização da diretoria, recorrente nos últimos anos, prejudicou o trabalho do carnavalesco. Em seu primeiro ano na Azul e Branco, Roberto Szaniecki, fez o que pôde para mostrar a aventura do homem pelos mares através do tempo. Curiosamente, as fantasias da Portela vieram de forma digna. Nem parecia que a escola perdeu tantos figurinos conforme anunciou na época do incêndio.
Na abertura do desfile, Ronaldinho Gaúcho desfilou abraçado com dois baluartes da escola: Tia Surica e Waldir 59. A presença do jogador, no entanto, tumultuou a evolução na primeira parte do desfile, tamanha a quantidade de pessoas que queriam chegar perto do craque.


Para 2012, a escola terá que repensar a quantidade de camisas de diretoria distribuídas aleatoriamente. Neste domingo, o que se viu foi um enorme grupo de pessoas que em nada ajudavam e só atrapalhavam, nas laterais da pista. 

Personalidades tradicionais da Azul e Branco, como Paulinho da Viola e Tia Dodô deram brilho à apresentação e foram muito aplaudidas pelo público. O grande destaque foi a atuação da bateria do mestre Nilo Sérgio. Extremamente ensaiada, a Tabajara do Samba, como é conhecida, fez história novamente e arrepiou a Sapucaí com diversas paradinhas. Estreante no posto de Rainha, a atriz Sheron Menezzes cumpriu bem seu papel e interagiu bastante com os ritmistas.

Maior campeã da história do Carnaval, com 21 títulos, a Portela terá que esquecer o ano que passou. Mesmo que o incêndio não tivesse acontecido, a Azul e Branco não brigaria pelo título e amargaria um lugar mediano na classificação.

Por decisão da Liesa, nenhuma escola será rebaixada para o Grupo de Acesso. Grande Rio, Portela e União da Ilha não participarão do julgamento oficial, já que sofreram com um grande incêndio na Cidade do Samba.

Nenhum comentário:

BlogBlogs.Com.Br