18 de abr. de 2011

Alô, alô, famílias de Realengo, aquele abraço!

Fonte: O Dia Online


Autor da música, Gilberto Gil torce pelas crianças de Realengo: ‘Voltem às aulas com muito axé

POR DIEGO BARRETO
Rio - Conjugar o verbo ‘Recomeçar’ no presente, deixando de lado o passado para construir um novo futuro. A partir de hoje, essa será a mais importante lição na vida dos 1.172 alunos da Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, que hoje voltam às aulas. Mas a reabertura da instituição é apenas o começo de um novo tempo. Os sorrisos substituirão as lágrimas. A saudade, embora teime em apertar, reacenderá a esperança.
Participe e envie o seu abraço | Fotos: Agência O Dia e Divulgação
Para homenagear cada estudante, professor, pai e mãe de Realengo, O DIA toma emprestado o gesto cantado na canção ‘Aquele Abraço’, de Gilberto Gil, e dedica esta edição ao bairro — Realengo é citado na música porque o artista ficou preso num quartel do Exército da região.

Dezenas de pessoas posaram para fotos mandando um abraço para Realengo, numa corrente de esperança que lembrou um encontro emocionado que aconteceu no dia 8. Pouco depois da tragédia, Jady Ramos, de 12 anos, deu um abraço apertado no sargento Márcio Alves, herói que evitou que mais mortes acontecessem no dia do massacre.
Foto: Alexandre Brum / Agência O Dia
No dia 9, ‘O DIA’ publicou foto do encontro emocionado entre Jady, sobrevivente, e o sargento-herói Márcio Alves | Foto: Alexandre Brum / Agência O Dia
Gilberto Gil, autor do verso ‘Alô, alô, Realengo’, fez questão de participar. “Alô, alô, criançada de Realengo, aquele abraço. Voltem às aulas na paz, com muito axé”, disse o compositor, que mandou mensagem da Europa, onde faz shows.

Filha do compositor, Preta Gil também aderiu e pediu que os alunos busquem os melhores momentos da vida: “Saibam que indo à escola ganharão conhecimento e amadurecimento para correr atrás da felicidade! Alô, Alô, Realengo, aquele abraço!”.

Outra que aderiu foi a apresentadora Adriane Galisteu: “É necessário viver porque a vida é assim, inexplicável”. Para a atriz Cissa Guimarães, que perdeu o filho caçula em um acidente em 2010, a corrente de esperança vai virar o jogo. “Eles vão transformar dor em força”.

O humorista Danilo Gentili, do programa CQC lembra que os meninos e meninas têm uma missão: “O mundo nunca foi um lugar muito legal. Mas talvez vocês possam mudar isso. Não desanimem. Contamos com vocês”.

Entre as mensagens de apoio, muitas aconselham a ter fé
Fé, não importando o credo. Acreditar em Deus para manter viva a esperança. Essa foi a sugestão que muitos fizeram aos estudantes da Escola Municipal Tasso da Silveira. “Que Deus ilumine os corações de todas as crianças e familiares. Desejo paz e força para todos”, diz a atriz Pérola Farias.
O ator Micael Borges, que foi aluno da rede pública, diz que acompanhou o drama dos alunos emocionado. “Vamos acreditar que Deus está olhando pelos familiares e que os anjos estão protegidos ao lado Dele. Muita força e proteção nessa caminhada”.
Para a dançarina Gracy Kelly, a Mulher Maçã, os moradores de Realengo não podem perder a fé nunca. “Só Deus pode consolar, tenho orado muito por eles. Que Deus conforte o coração e que o Espírito Santo traga paz”.
A atriz Sophia Abrahão pede união de todos. “Que tenham força é muita fé neste momento. Unam-se! Vocês vão vencer juntos”.
Aquele Abraço (Gilberto Gil)

O Rio de Janeiro
Continua lindo
O Rio de Janeiro
Continua sendo
O Rio de Janeiro
Fevereiro e março

Alô, alô, Realengo
Aquele Abraço!
Alô, torcida do Flamengo
Aquele abraço

Chacrinha continua
Balançando a pança
E buzinando a moça
E comandando a massa
E continua dando
As ordens no terreiro

Alô, alô, seu Chacrinha
Velho guerreiro
Alô, alô, Terezinha
Rio de Janeiro
Alô, alô, seu Chacrinha
Velho palhaço
Alô, alô, Terezinha
Aquele Abraço!

Alô, moça da favela
Aquele Abraço!
Todo mundo da Portela
Aquele Abraço!
Todo mês de fevereiro
Aquele passo!
Alô, Banda de Ipanema
Aquele Abraço!

Meu caminho pelo mundo
Eu mesmo traço
A Bahia já me deu
Régua e compasso
Quem sabe de mim sou eu
Aquele Abraço!
Pra você que me esqueceu
Ruuummm!
Aquele Abraço!
Alô, Rio de Janeiro
Aquele Abraço!
Todo o povo brasileiro
Aquele Abraço!

Nenhum comentário:

BlogBlogs.Com.Br