5 de jul. de 2011

Professores estaduais têm 1ª vitória

Fonte: O Dia Online


Estado antecipa gratificação do Nova Escola. Só falta aprovação pela Alerj

POR ALESSANDRA HORTO
Rio - A Secretaria Estadual de Educação anunciou ontem a antecipação de uma parcela da antiga gratificação Nova Escola, de 2012 para julho de 2011. A medida favorece 76 mil professores ativos e 60 mil aposentados. O novo valor do vencimento básico representa aumento de 9,20%.
Arte: O Dia
Arte: O Dia
Os professores e administrativos já receberiam, a partir de 1º de julho, a incorporação de uma parcela do Nova Escola. Então, serão pagas duas cotas juntas. Docentes 1 e 2 nível 3, profissionais em maior número na Educação, ganhariam R$ 800,10. Com essa nova a medida, terão crédito de R$ 836,10. Mas a antecipação depende de aprovação na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), que retornará do recesso em 1º de agosto.


Administrativos terão antecipadas todas as três parcelas restantes, que seriam quitadas até 2015. Serão beneficiados 17 mil ativos e 14 mil aposentados. O aumento ficará entre 19,31% e 23,07%. 

Dependendo da data de aprovação, o correspondente à parcela antecipada poderá ser pago em agosto, em folha suplementar, ou em setembro, com retroativos. A professora Mariza de Almeida Silva, 55 anos, defende para a classe antecipação também das três restantes (confira valores nas tabelas ao lado).

Seleção: 3 mil vagas este ano


O secretário de Educação, Wilson Risolia, anunciou que a pasta vai lançar, ainda neste ano, edital para contratar, ao menos, 3 mil professores — chances em Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia. “Estamos fazendo o máximo para melhorar a Educação e não vamos parar por aqui”, disse. A categoria está em greve há 28 dias por melhores salários e condições de trabalho.

Nenhum comentário:

BlogBlogs.Com.Br