27 de fev. de 2011

Carnaval 2011: 'Farda' de UPP é a nova sensação entre os cariocas para o carnaval

Fonte: G1 / RJ


Fantasia para crianças é uma alusão ao uniforme dos policiais do Bope.
Modelo já esgotou na maioria das lojas da Saara, no Centro do Rio.

A dona de casa Elaine Cristina veste a "farda" no filho Gabriel, de 4 anos  (Foto: Rodrigo Vianna / G1)
A dona de casa Elaine Cristina veste a "farda" no
filho Gabriel, de 4 anos (Foto: Rodrigo Vianna / G1)
Boina, colete preto e uma caveira estampada no peito. Essas peças fazem parte da fantasia “Força Pacificadora”, que virou a nova sensação entre os cariocas para o carnaval deste ano. A roupa é uma alusão à farda dos policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope), que atuaram na instalação das 14 Unidades de Polícia Pacificadoras (UPPs) espalhadas pelo Rio de Janeiro.
Em meio a palhaços, odaliscas e piratas, a “farda" chama a atenção nas vitrines. Não é para menos. A novidade surgiu três meses após a ocupação do Conjunto de Favelas do Alemão, na Zona Norte do Rio. Além disso, a moda embarca no filme “Tropa de Elite 2”, que bateu recorde em 2010.
A fantasia pode ser encontrada tanto para os meninos, quanto para as meninas, de 1 a 12 anos. No modelo feminino, a bermuda preta é substituída por uma saia da mesma cor.
Em uma loja especializada em roupas infantis na Tijuca, também na Zona Norte, a procura pela “fantasia do Bope”, como ficou conhecia, é tanta que já não há modelos no estoque. Segundo a gerente Adriana Lima, de 33 anos, por dia, são vendidas cerca de dez “fardas”. Os garotos ainda são os que mais procuram, mas ela ressaltou que meninas também aderiram à nova moda.

“As meninas ainda estão um pouco tímidas. Elas entram na loja, olham para as fantasias de odaliscas e de bailarina e, quando olham para a fantasia do Bope, elas se amarram e acabam levando. Nós começamos a vender esse modelo no início de fevereiro e não paramos mais de receber pedidos. Sempre que chega uma nova remessa, acaba na mesma hora”, disse.

A dona de casa Elaine Cristina, de 32 anos, entrou na loja com a intenção de comprar uma roupa de pirata para o filho, Gabriel, de 4 anos, e saiu com a reserva de uma fantasia da “Força Pacificadora”. Ao experimentar o modelo, o menino aprovou e disse para mãe que aquela seria a sua fantasia para o bailinho da escola. Elaine não teve escolha e comprou a fantasia.

“Não esperava encontrar essa fantasia aqui. É interessante, apesar de eu preferir as roupas mais tradicionais. Mas é diferente e meu filho gostou muito, o que é mais importante. Ele tem que se sentir bem. Faço questão que ele escolha as suas fantasias. Vamos voltar para tentar ver se a gente consegue um modelo”, disse Elaine.
Sem estoque
Fantasia "Força Pacificadora" também pode ser encontrado no modelo feminino (Foto: Rodrigo Vianna / G1)Fantasia também pode ser encontrada no modelo
feminino (Foto: Rodrigo Vianna / G1)
Em outro ponto da cidade, no principal polo de comércio popular do Rio, a Saara (Sociedade de Amigos e Adjacências da Rua da Alfândega), o quadro não é diferente. A fantasia já se esgotou na maioria das lojas. Em uma delas, dois manequins com as pequenas “fardas” disputam a atenção dos clientes com super-heróis e personagens de desenho animado.

“Não consegui achar a fantasia em lugar nenhum. Quero levar uma para homenagear o meu pai, que é policial militar aposentado. Minha filha adorou”, afirmou a médica Suely Cardoso dos Santos, de 39 anos.

A confiança na polícia, aliás, também é tida pela gerente Ana Lúcia Barbosa como uma das explicações para a grande procura. Ela afirmou que uma fantasia semelhante também foi vendida em 2008, mas não vendeu tanto como neste ano. De acordo com a gerente, a loja chega a vender cerca de 35 fantasia “Força Pacificadora” por dia.

“O povo está de bem com a polícia do Rio, e isso se reflete nas vendas da fantasia, como aconteceu com o caveirão (blindado do Bope) de brinquedo no Natal. Entre todas as fantasias, é ela a que mais vende. Os pais se amarram, eles adoram porque sai um pouco do tradicional. Ainda mais se tiver alguém da família que é militar”, afirmou Ana Lúcia.

Bichos e super-heróis
Procura pelas roupas de super-herói e de animais também é grande (Foto: Rodrigo Vianna / G1)Procura pelas roupas de super-herói e de animais
também é grande (Foto: Rodrigo Vianna / G1)
Na falta da “fantasia do Bope”, os pais recorrem a um plano B. Na maioria das lojas da Saara, a procura pelas roupas do super-herói “Ben 10” e dos animais do desenho animado “Os Backyardigans” também é grande. De acordo com Cátia Carvalho, subgerente de uma loja de festa, o estoque é reposto toda semana.
“Os pais geralmente procuram fantasias originais, mais leves e que não sufocam muito. Os personagens de desenho animado são muito procurados. Mas todos os dias aparece alguém procurando pela fantasia do Bope, que sempre acaba rápido”, disse Cátia Carvalho.

Nenhum comentário:

BlogBlogs.Com.Br