15 de mar. de 2011

Oportunidade: Qualificação para 2 mil no Rio

Fonte: O Dia Online


Prefeitura abre amanhã inscrições para cursos gratuitos, com vale-transporte e lanche

POR ALINE SALGADO
Rio - A Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego do Rio (SMTE) abre amanhã 2.287 oportunidades em cursos gratuitos de qualificação profissional. O Plano Territorial de Qualificação (Planteq) vai oferecer formação para as áreas de Alimentação, Comércio, Construção Civil, Hospitalidade, Informática e Tecnologia  da Informação. Além de contarem com treinamento gratuito, os alunos ganharão material didático, vale-transporte (ida/volta) e lanche, durante os seis meses de curso. A carga horária total será de 200 horas/aula

Para participar das turmas de Comércio, Informática e Tecnologia da Informação, é preciso ter Nível Médio completo. Para os demais cursos, serão exigidos apenas o Ensino Fundamental de formação e idade acima de 18 anos. 

As inscrições começam amanhã nos seguintes postos da SMTE: Tijuca, Rua Camaragibe 25; Jacarepaguá, Estrada do Guerenguê 1.630 — 2º andar; Méier, Rua Vinte e Quatro de Maio 931; Ilha do Governador, Estrada do Dendê 2.080; e Campo Grande, Rua Barcelos Domingos 162. O atendimento acontece sempre das 8h às 17h. 

Para os cursos dos setores de Alimentação e Hospitalidade, o local de inscrição será no Centro de Cidadania Rinaldo Delamare — Av. Niemeyer 776, São Conrado, Zona Sul do Rio. O atendimento vai das 10h às 15h. 

Para se candidatar às oportunidades, é importante que o profissional tenha em mãos os seguintes documentos: carteira de trabalho, identidade, CPF, comprovante de residência, foto 3x4 e declaração de escolaridade ou histórico escolar. Portadores de necessidades especiais devem levar o cartão social. 

Confira cada um dos cursos que estarão disponíveis

Alimentação: para o setor, haverá chances em turmas de auxiliar de cozinha/saladeiro, confeiteiro/padeiro, pizzaiolo e salgadeiro (doces e salgados).

Comércio:  auxiliar de pessoal, assistente de cobrança, estoquista, operador de caixa, operador de caixa com especialidade em PCD, operador de telemarketing, operador de telemarketing na especialidade PCD, repositor de mercadoria, vendedor varejista e vitrinista.

Construção Civil: curso básico em manutenção de eletricidade e hidráulica, pedreiro de acabamento e calceteiro.

Hospitalidade: camareira de hotel, garçom, mensageiro e auxiliar de recepção de hotel, que contarão com noções de inglês e espanhol.

Informática: auxiliar de escritório informatizado, auxiliar de escritório informatizado com foco em PCD, manutenção de computador e manutenção de computador especializado em PCD.

Tecnologia da Informação: curso básico administrador de redes, básico administrador de redes com foco em PCD e básico de Tecnologia da Informação com foco no pacote office.

Para participar das turmas de Comércio, Informática e Tecnologia da Informação, o candidato precisará contar com o Nível Médio de escolaridade completo. Para os demais cursos, basta ter o Ensino Fundamental de formação e idade acima de 18 anos para efetuar o cadastro. 

Os interessados têm até o dia 8 de abril para fazer a inscrição nas agências da Secretaria de Trabalho.

Nenhum comentário:

BlogBlogs.Com.Br