22 de jul. de 2011

'UPP não é solução, há muito ainda a ser feito', diz Beltrame sobre violência

Fonte: G1 Rio de Ianeiro


Hotel de luxo foi assalto na 2ª feira por grupo armado em Santa Teresa.
Houve tentativa de sequestro e mulher foi feita refém no bairro.

Lilian Quaino

Do G1 RJ
O Governador do Rio, Sérgio Cabral, o Secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, e a Ministra da Secretária de Direitos Humanos, Maria do Rosário (Foto: Divulgação/Governo do RJ)O Governador do Rio, Sérgio Cabral, o Secretário de
Segurança, José Mariano Beltrame, e a Ministra da
Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário
(Foto: Divulgação/Governo do RJ)
"UPP não é solução, há muito ainda a ser feito. Eu venho dizendo isso há tempos", disse o secretário estadual de Segurança, José Mariano Beltrame, nesta quinta-feira (21), sobre os episódios de violência ocorridos em Santa Teresa, no Centro do Rio, nesta semana. No local, há uma Unidade de Polícia Pacificadora que abrange os morros da Coroa, Fallet e Fogueteiro, desde fevereiro.
O secretário falou ainda que episódios pontuais de violência "são previsíveis e acontecem como em qualquer outra capital. E a polícia continua se empenhando em combatê-los".
Em relação ao assalto ao hotel de luxo na segunda-feira (18) em Santa Teresa, o secretário afirmou que a ação foi muito bem planejada, com informações precisas e que, provavelmente, nem um policiamento ostensivo conseguiria coibir.

Beltrame participou, nesta tarde, da asssinatura do convênio do Programa de Proteção aos Defensores dos Direitos Humanos (Provita) que vai instalar um conselho para oficializar e organizar o sitemas de proteção a testemunhas no estado do Rio de Janeiro, onde já há 97 testemunhas protegidas a partir de iniciativas da Secretaria de Segurança do estado.
Nesta quinta, a Secretaria de Segurança anunciou uma reestruturação dos batalhões que atuam na região central do Rio, onde fica o bairro de Santa Teresa, que nesta semana registrou uma série de crimes.
De acordo com a assessoria da Secretaria de Segurança, o 1º BPM (Estácio) foi incorporado ao 5º BPM (Praça da Harmonia), juntamente com o 13º BPM (Praça Tiradentes), e os efetivos estão sendo reavaliados para remanejamento do policiamento. No 5º BPM assume o coronel Amaury Simões, que era do 33º BPM (Angra dos Reis). Com a extinção do 1º BPM, o comandante do batalhão, coronel Ranulfo Souza Brandão Filho, vai para o 24º BPM.

Ainda segundo a Secretaria, com base nas “manchas criminais – setores de maior incidência criminal” – o policiamento da 7ª CISP (Santa Teresa) ganhou mais viaturas, e terá “um policial em cada carro do bonde de Santa Teresa”, além de “dois homens em um carro elétrico”.
Além disso, ainda segundo a assessoria da secretaria, “será criada uma Companhia de Policiamento Destacado no antigo hotel Quarto Centenário, que foi cedido pela Prefeitura ao Governo do Estado.
De acordo com o comandante da Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP), coronel Robson Rodrigues, as mudanças já estavam planejadas antes da série de crimes cometidas na área esta semana. "Isso faz parte do planejamento da corporação e não tem a ver diretamente com os casos ocorridos nesta semana. Cerca de 600 policiais atuam no patrulhamento das nove comunidades que ficam no entorno de Santa Teresa, sendo que o bairro agora passa a contar com um efetivo de 150 a 200 policiais", afirmou o coronel.
Assaltos e tentativa de sequestro em Santa Teresa
Horas depois de um assalto com refém, na noite de quarta-feira (20), em Santa Teresa, um rapaz conseguiu escapar de uma tentativa de sequestro ao saltar de um carro em movimento, no Largo das Neves, no mesmo bairro.
Segundo a polícia, ele foi rendido por três suspeitos, quando dirigia pela Rua Barão de Petrópolis, e foi obrigado a passar para o banco de trás. Ele estava sendo levado à força, quando policiais perceberam a ação e saíram em perseguição. Houve troca de tiros e a vítima conseguiu sair do carro em movimento. Os suspeitos fugiram.
Momentos antes, homens armados mantiveram uma mulher como refém durante o assalto a uma casa na Rua Almirante Alexandrino. Nesta mesma rua, na última segunda-feira (18), umhotel de luxo foi assaltado.
De acordo com a PM, pelo menos dois homens armados invadiram a casa e renderam a moradora, que estava sozinha. Policiais militares da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Morro dos Prazeres, também em Santa Teresa, montaram cerco no local. Com a chegada dos PMs, os suspeitos mantiveram a vítima refém por algumas horas.
Ainda segundo a polícia, os PMs entraram na casa e houve troca de tiros. Os suspeitos, no entanto, conseguiram fugiram com alguns objetos. Já a vítima nada sofreu.
O caso foi registrado na 7ª DP (Santa Teresa). Os agentes investigam se o grupo tem ligação com o assalto no hotel de luxo.

Nenhum comentário:

BlogBlogs.Com.Br